Primeiro Passo

 

ATENÇÃO

Todos os serviços prestados pelo Programa Primeiro Passo são GRATUITOS. Caso você receba algum contato solicitando cobrança pelo serviço, DENUNCIE através dos nossos canais de atendimento:

Fones: 3108.2980/2960/2953

Email: primeiropasso@sps.ce.gov.br / jovemestagiario@sps.ce.gov.br / jovemaprendiz@sps.ce.gov.br

Chat: Site SPS.

 

 

Jovem bolsista

Ação voltada para capacitação de jovens, entre 15 e 29 anos, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, visando a inclusão no mercado de trabalho. Entre os benefícios estão lanche, material didático, fardamento e bolsa capacitação no valor mensal de R$ 100, pago durante três meses. A qualificação profissional tem duração de 240 horas. As capacitações são ofertadas em parceria com os municípios e associações de cada localidade.

 

 

Jovem estagiário

Atua como agente de integração, direcionando os jovens de 16 a 21 anos, estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio regular de escola pública, para as instituições que oferecem oportunidades de estágio. O processo é feito por meio de oficinas, voltadas para o mercado de trabalho e encaminhamentos posteriores para empresas públicas e privadas. Os estudantes são remunerados pela empresa e acompanhados programa, nas atividades práticas e escolares.

 

 

Jovem aprendiz

Atende jovens, entre 14 e 24 anos, que estejam cursando o Ensino Fundamental, Ensino Médio ou concluídos e sejam egressos da rede pública de ensino. Os cursos possuem carga horária de 1.280 horas, que se dividem entre aulas e atividades práticas (em empresas privadas), e atividades teóricas (curso), realizadas no período de 11 meses a 16 meses, Lei da Aprendizagem. 10.097/2000.

Os inscritos nesta linha são capacitados em oficinas de formação para o mercado de trabalho e encaminhados para os processos seletivos das empresas privadas. Após a contratação, os jovens passam por formações teóricas de aprendizagem. A SPS fornece fardamento, material didático e pedagógico, enquanto a remuneração é paga pela empresa. Os cursos são ofertados conforme o Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional (Conap).