Central de Intérpretes de Libras amplia serviços para atender comunidade surda

5 de maio de 2021 - 16:46

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Sheyla Castelo Branco
Fotos: Sheyla Castelo Branco / SPS

Uma ponte entre os ouvintes e a comunidade surda, a Central de Interpretação de Libras (CIL) está ampliando sua equipe e os serviços de atendimento. A Central, que integra a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência (Copid) da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), recebe demandas diversas, seja para interpretação médica, jurídica, policial, INSS, Sine IDT, dentre outras.

“Na pandemia nós precisamos adotar o atendimento remoto e acabamos percebendo o quanto foi positivo tanto para a nossa equipe, quanto para a comunidade surda. Aumentamos o número de intérpretes e passamos a atuar com atendimentos mistos. Nossos cinco intérpretes se alternam entre atendimentos presenciais e remotos”, conta a coordenadora da Copid, Vyna Leite. “Uma equipe maior significa também mais atendimentos e consequentemente mais acessibilidade para a comunidade surda de todo o Ceará. Nossa equipe auxilia pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos com tradução e interpretação da língua de sinais”, complementa a coordenadora.

“Acessibilidade não deve ser apenas uma palavra bonita, ela precisa ser real e estar presente no cotidiano de quem precisa dela para se comunicar. Depois de adotarmos o atendimento remoto, constatamos o quanto ele tem sido útil e tem feito a diferença para muitos cearenses que hoje podem acessar esse serviço através de uma simples ligação por vídeo”, reflete a titular da SPS, Socorro França.

Intérprete da CIL desde 2006, Aljaniele Amorim, destaca a alegria em levar a acessibilidade pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) a todo o Estado. “É muito bom saber que o nosso trabalho está chegando em todo o Estado e que a comunidade surda pode contar com o nosso suporte para tudo. É tão gratificante sair de uma simples chamada de vídeo e saber que ajudamos uma pessoa a se comunicar e resolver problemas que antes talvez nem conseguissem expressar”, explica a intérprete.

CIL
A CIL nasceu como um projeto do Governo Federal, ainda em 2015, que ofertou equipamentos e orientações para  promover acessibilidade em todo o país. O Estado do Ceará assumiu uma central, que é a CIL Ceará. Os municípios de Fortaleza e de Juazeiro do Norte também assumiram cada um uma CIL, totalizando três centrais em todo o Estado.

SERVIÇO:
Para solicitar o auxílio de intérprete basta enviar um e-mail para cil.ce.gov@gmail.com ou entrar em contato pelo aplicativo WhatsApp nos números (85) 99415-1515 / (85) 99413-1000 / (85) 99417-1000
Endereço da CIL: Centro de Formação e Inclusão Socioprodutiva (Cefisp) – Rua: Valdetário Mota, 970 – Papicu