Evandro Leitão vai à Brasília articular recursos e apoio para projetos da STDS

18 de janeiro de 2011 - 03:00

 

Iniciando a jornada de negociações para arregimentar recursos e apoio para os projetos da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Secretário Evandro Leitão viajou à Brasília na manhã de hoje, onde cumpre agenda de reuniões com o ministro Carlos Lupi, do Trabalho e Emprego. Na pauta, junto ao MTE, o Secretário busca recursos para a capacitação de mais 8.000 jovens do ProJovem Trabalhador. Com esse montante, o número de pessoas qualificadas pelo projeto vai ser ampliado em 30%, em relação aos 6.132 educandos formados pelo ProJovem em 2010.

 

Na oportunidade, Evandro Leitão se reúne com a titular do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campelo, para articular o suporte da União às capacitações de técnicos da Proteção Social Básica. A medida visa a aperfeiçoar o trabalho dos agentes nos 348 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do Ceará, além dos gestores municipais de ação social, dos coordenadores do CadÚnico e do Bolsa Família. Evandro Leitão procura, ainda, apoio do Ministério para o fortalecimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

 

CRAS

 

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos.

 

Algumas ações da Proteção Social Básica são desenvolvidas, necessariamente, nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF). O CRAS também deve organizar a vigilância da exclusão social de sua área de abrangência, em conexão com outros territórios. Ao todo, são 349 CRAS em 184 municípios, sendo 23 em Fortaleza.

 

CREAS

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade do estado para prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

O CREAS articula os serviços de média complexidade e opera com a rede de serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica e Especial, com as demais políticas públicas e instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos e movimentos sociais. Existem 100 unidades do Creas no Ceará e mais duas regionalizadas, uma em Fortaleza e outra em Missão Velha.