STDS inicia trabalhos para desenvolver o Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo

21 de janeiro de 2011 - 03:00

 

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais – PROARES II, deu a largada para elaboração do Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo. As oficinas de capacitação dos técnicos já foram iniciadas e o primeiro curso ocorreu entre os dias 11 e 13 últimos. As ações desenvolvidas têm por base o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo – SINASE.

 

O plano tem como foco discutir e fortalecer as medidas socioeducativas através da qualificação dos atendimentos técnicos (de psicólogos e assistentes sociais) e a implementação do PIA (Plano Individual de Atendimento) direcionado aos jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

 

As oficinas abordaram temas voltados para agentes estratégicos do sistema de socioeducação, reunindo instituições da Assistência Social, Poder Judiciário, Promotoria Estadual, Defensoria Pública, Delegacias, Conselhos Estaduais, Secretárias de Educação, Saúde, Cultura e Esporte, CREAS municipais, além de profissionais dos Centros Educacionais.

 

A oficina contou com a participação de 230 profissionais, representantes das Unidades de Medidas Socioeducativas, operadores do Sistema de Garantia de Direitos e Secretarias parceiras e meio aberto. A oficina foi conduzida pela consultora Maria Nilvane Zanella.