Governo do Estado realiza a 41º Feira de Artesanato do Ceará – FEIRART

16 de fevereiro de 2011 - 03:00

O Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, abriu, na noite desta quinta-feira, 17, a 41º Feira de Artesanato do Ceará (Feirart), que acontece até o próximo sábado, 19, das 17 às 22 horas. Participam da feira 300 expositores, representantes de grupos e entidades artesanais e ainda empreendedores oriundos de projetos da STDS e de entidades que trabalham com e para Pessoas com Deficiência e Idosos.

 

A Feirart é um evento de valorização do artesanato cearense promovido pela Central de Artesanato do Ceará (CeArt), por meio da exposição e comercialização de peças artesanais oriundas das oito macrorregiões do Estado.

 

É uma ação estratégica do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato Cearense, conduzido pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e priorizado pela Primeira Dama do Estado, a Sra. Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, cujo objetivo é fortalecer o desenvolvimento do setor de Artesanato do Ceará.

 

Nesta edição, além da exposição e comercialização de peças artesanais de todas as tipologias do Estado, o evento contará com Oficinas de Artesanato (Pintura em Papel Machê, Reciclagem de Fantoches de Meia, e Areia Colorida – no horário das 19h às 20h); Espaço da Acessibilidade; Praça de Alimentação, Massoterapia e Espaço Infantil.

 

Antecedeu a Feirart, a realização do Encontro Estadual do Artesanato, no dia 16 de fevereiro de 2011, de 8h às 18h, nas dependências do Hotel Meridional, em Fortaleza. Estrategicamente pensado, o encontro teve por objetivo estimular as vocações, preservar as culturas locais, integrar e qualificar os artesãos e entidades artesanais participantes da Feira para a formação da mentalidade associativista e empreendedora, garantindo-se por essa via, a qualidade dos serviços de produção e comercialização do artesanato.