STDS lança Um Novo Olhar nos Centros Educacionais

20 de abril de 2011 - 16:47

Na oportunidade, o Secretário Evandro Leitão apresentará um balanço das obras civis das novas unidades de medidas socioeducativas

Com 940 jovens internos em cumprimento de medidas socioeducativas em todo o Estado, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) lança novo programa para dinamizar as atividades dentro das unidades. Nesta terça-feira, 26, às 9h, no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), será lançado o projeto Um Novo Olhar, uma proposta pedagógica inovadora que reúne cultura, esporte, religião e família em benefício dos adolescentes.

Estruturado em parceria com a Seduc, Secult, Sesa, SSPDS e Sesporte, o projeto irá envolver os jovens, durante os sete dias da semana, em oficinas de rap, discotecagem, aerografia, capoeira, música; atividades de qualificação profissional, esportivas e religiosas. As ações serão monitoradas pela equipe de apoio da STDS, sob supervisão do Secretário Evandro Leitão. Parceira fundamental no processo de socioeducação, as famílias participarão de forma efetiva das ações do projeto.

Um Novo Olhar já funciona no Cecal, unidade que deve se tornar referência para o Estado e para o restante do Brasil no gerenciamento de atividades pedagógicas para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Ao longo do semestre, o projeto será implantado nos outros 13 centros distribuídos na capital e no interior.

Para o mês de outubro, está prevista a realização de campeonatos esportivos dentro das unidades. Já em novembro, o Theatro José de Alencar deve receber o Festival Cultural, com apresentações de teatro, música e grafite protagonizadas pelos internos.

Ações educativas e profissionalizantes

Em 2010, a STDS capacitou 966 jovens, homens e mulheres, em conflito com a lei, de um universo de 1.040 internos. Paralela à formação, a STDS promove a inserção social desses jovens no mercado de trabalho formal, a partir de convênios celebrados com empresas privadas, em vários ramos de atividades. O Ceará é o único Estado do Brasil que conta com uma fábrica de confecção em uma unidade de internação.

Só este mês, 12 jovens se formaram em costura industrial e uma nova turma, com 45 adolescentes, já teve início no Cecal. Além desses, outros 119 jovens estão sendo capacitados pela STDS, com carteiras assinadas, em unidades fabris das empresas Marisol, Hope, Pena Surf Wear e Metal Mecânica Maia, instaladas dentro dos centros.

Além de ações de escolaridade e educação profissional, nas unidades, todos os adolescentes desenvolvem, ainda, atividades lúdicas, esportivas, culturais e religiosas, além de receberem completa assistência psicológica, orientação e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), de saúde geral e odontológica.

Data: 26 de abril (terça-feira)

Local: CECAL – Rua Ipaumirim, 830, Conjunto Prefeito José Walter