Governo do Estado promove agenda de eventos para pessoas com deficiência

19 de setembro de 2011 - 13:13

Ações marcam o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, em todo o Estado.

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o Governo do Estado do Ceará, por meio do Gabinete da Primeira Dama, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), realizará uma semana comemorativa, entre os dias 19 e 23 de setembro, com diversas atividades dedicadas ao trabalhador com deficiência. A abertura da Semana acontece nesta segunda (19/9), às 9h, na Unidade do SINE/IDT do Centro.

Com o intuito de facilitar a inclusão desses profissionais no mercado de trabalho, as Unidades de Atendimento do SINE/IDT farão o II Mutirão para cadastro e encaminhamento das vagas ofertadas. Na oportunidade, será entregue o certificado “Empresa Completa – Empresa que inclui”, às 29 empresas que mais inseriram profissionais com deficiência em 2010, por regionais. As homenagens serão feitas em solenidades diferentes, ao longo da semana, conforme cronograma abaixo.

DIA DE LUTA

No dia 21, a STDS a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para  os Idosos e Pessoas com Deficiência, realizam na Praça Luíza Távora, a partir das 16 horas, uma programação especial em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento, que contará com a presença da primeira Dama Maria Célia Ferreira Gomes tem por objetivo ampliar a discussão com o segmento, seus familiares e a sociedade civil, sobre a garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Na ocasião, serão apresentados os resultados do Programa Ceará Acessível e prestados uma série de serviços, envolvendo os participantes em atividades terapêuticas, esportivas e de embelezamento, inscrições em oficinas culinárias e emissão de documentos pelo Caminhão da Cidadania – Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor e Registro de Nascimento, e orientação jurídica através da Unidade Móvel da Defensoria Pública Geral do Estado.

OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Com o intuito de facilitar a inclusão desses profissionais no mercado de trabalho, as Unidades de Atendimento do SINE/IDT farão o II Mutirão para cadastro e encaminhamento das vagas ofertadas. Para tanto, estarão disponíveis mais de 460 oportunidades em diversas ocupações, contemplando todos os setores, como comércio, serviços, indústria e construção civil. Cada Regional do SINE/IDT contará ainda com uma programação diversificada, como inscrição em Oficinas de Orientação Profissional e cursos de informática Básica e Serviços Gerais, massoterapia e palestras educativas, dentre outras.

“Este evento reitera o compromisso assumido com a sociedade e com este público, reforçando o papel desenvolvido pelo governo, ao longo desses anos, como também o papel do SINE/IDT de aproximar trabalhadores e organizações”, destaca o presidente do IDT Francisco de Assis Diniz. Essas comemorações marcam também os vinte anos da inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, através da atuação do Governo Estado do Ceará, por meio do SINE/IDT, que já conquistou a inserção de mais de 17 mil profissionais.

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é comemorado e lembrado todos os anos, no dia 21 de setembro. A data foi instituída em Encontro Nacional, em 1982, com a presença de entidades nacionais ligadas à deficiência.

Solenidades de entrega das homenagens às empresas

DIA 19/9 – REGIONAL FORTALEZA

Local: Unidade de Atendimento do SINE/IDT Centro – Av. Duque de Caxias, 1150 – 2º Andar – Fórum Autran Nunes

DIA 20/9 – REGIONAL NORTE