STDS investe em qualificação e entrega mais 1.804 profissionais ao mercado de trabalho

16 de abril de 2012 - 15:28

Durante solenidade de formatura dos jovens, os titulares da STDS e da Secopa, respectivamente Evandro Leitão e Ferruccio Feitosa, destacaram a importância de unir forças para a capacitação de mão de obra para a Copa do Mundo de 2014

 

“Vamos qualificar nosso povo. Não podemos mais contratar gente de fora. Fortaleceremos a intersetorialidade para qualificar mais e inserir mais pessoas no mercado de trabalho. Este ano, vamos capacitar 50 mil pessoas. Vamos bater a meta de 2011, que foi de 40 mil cidadãos qualificados”, garantiu o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, economista Evandro Leitão.

 

No mesmo tom, o titular da Secopa, Ferruccio Feitosa, afirmou que o Estado tem uma grande missão e destacou a importância de firmar parcerias. “Temos 5.600 ações em desenvolvimento hoje no Estado, mas o mais importante é cuidar da vida das pessoas e é isso que o Evandro faz”, destacou Ferruccio. “Precisamos mostrar aos espectadores da Copa os talentos do povo cearense. Para isso, vamos unir forças”, acrescentou.

 

A celebração informal se deu na manhã desta terça-feira, 17, durante solenidade de conclusão de curso de 1.804 novos profissionais capacitados nos Centros de Inclusão Tecnológica e Social (Cits). Divididos em 111 turmas, os jovens foram qualificados nas áreas de Serviços Hoteleiros (Recepção em Meio de Hospedagem, Camareiros, Garçons), Secretariado, Artesanato em Biscuit, Manutenção de Computadores, Mecânica de Motos, Culinária (Pães e Pizzas), Serviços de Beleza e Estética (Cabeleireiros e Manicures), Inglês Básico e Informática Básica e Avançada.

 

 

Laboratório Vocacional

A STDS mantém sete Cits em Fortaleza que ficam localizados nos bairros Lagamar, Mucuripe, Parque São José, Messejana, Conjunto Ceará, José Walter e Jangurussu. Os Centros atendem à comunidade por meio de cursos de qualificação em Inglês e Informática Básica, de ações complementares e de oficinas socioeducativas com as famílias.

 

Cada Cits funciona como um laboratório vocacional. O espaço é utilizado para capacitar o público de acordo com as atividades realizadas em cada bairro. No Lagamar existe instalado um laboratório de gastronomia; no Mucuripe, de turismo e línguas; Parque São José, de telemarketing; Messejana, de confecção e moda; Conjunto Ceará e José Walter, de hardware; e Jangurussu, laboratório de serviços domésticos. Os cursos têm duração de 200 horas aula.

 

São desenvolvidas ainda ações de geração de emprego e renda no entorno de cada Centro, proporcionando o fortalecimento da economia dos bairros. Além disso, todas as unidades são conveniadas ao Sistema Nacional de Emprego (Sine/CE), facilitando, desse modo, o encaminhamento do jovem estudante ao mercado de trabalho.

 

Cada unidade possui auditório com estrutura para realização de vídeo-conferências, laboratórios de eletromecânica e informática, salão de jogos educativos, biblioteca multimídia, salas de aula, de professores, de secretaria e coordenação, cantina, banheiros e almoxarifado. As capacitações contam com o suporte de parceiros como o Instituto de Desenvolvimento Social e da Cidadania (Idesc), Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), além da participação de entidades sociais civis.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline