Núcleo de Gestão das CENTRAIS-FÁCIL

25 de abril de 2012 - 13:26

 

Ao Núcleo de Gestão das Centrais Fácil compete:


I. Apoiar os empreendedores na abertura e no desenvolvimento de seu negócio facilitando o registro e a legalização.

II. Simplificar o processo de registro e legalização das MPE’s e de empreendimentos individuais proporcionando a redução de custos e prazos.

III. Incentivar a formalização de micro e pequenos negócios de empreendimentos individuais.

IV. Definir e apoiar a capacitação e consultoria para empreendedores.

V. Disponibilizar informações sobre linhas de crédito, mercado, tributação, financeiras e contábeis às MPE’s e empreendedores individuais.

VI. Viabilizar a capacitação de estudantes do ensino superior para prestar assessoria aos empreendimentos econômicos apoiados pela Coordenadoria do Empreendedorismo.

VII. Apoiar a organização e manutenção de arranjos produtivos locais, com base nas potencialidades regionais e em consonância com as políticas do Governo Federal.

VIII. Apoiar e participar ativamente da Rede Institucional de Apoio aos Arranjos Produtivos LocaisAPL’s do Estado do Ceará.

IX. Exercer outras atividades correlatas.


OBJETIVOS DA CENTRAL FÁCIL


A Central Fácil é um projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, reunindo em um só local todas as instituições necessárias para a legalização de novos empreendimentos, o que diminui consideravelmente os dias úteis do processo, reduzindo também os custos para o empreendedor.

Implantada com a finalidade de favorecer um processo rápido e simplificado para a criação e registro de micro e pequenas empresas no Ceará, a Central Fácil completou em outubro último, mais um ano de funcionamento.


Tem como objetivo:

– Apoiar os empreendedores na abertura e no desenvolvimento de novos negócios;

– Orientar, simplificar e racionalizar o registro de empresas, reduzindo custos e prazos;

– Facilitar a legalização dos negócios informais;

– Oferecer serviços centralizados, rápidos e integrados;

– Viabilizar capacitação para empresários e empreendedores;


SINE / IDT

– Atendimentos no Balcão;

– Cadastros realizados no Balcão;

– Carta de Encaminhamento para Emprego;

– Colocados para preenchimento de caga.


SEFAZ

– Documento de Arrecadação Estadual – DAE;

– Notas Fiscais Avulsas;

– Nossa Nota (carimba notas para depositar nas urnas);

– Imposto Sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA);

– Certidão;

– Baixa de Documento de Arrecadação Estadual.


SEBRAE/CE

– Cadastro do Empreendedor Individual;

– Declaração Anual para o Empreendedor Individual;

– Boleto para pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS)

– Informações sobre Empreendedor Individual


CRC e SESCAP

– Atendimentos no Balcão com informações diversas;

– Atendimentos por telefone;

– Abertura de Empresa;

– Baixa de Empresa;

– Alterações Empresariais (Ex: endereço, nome, atividade);

– Informações sobre Imposto de Renda.


JUCEC

– Inscrição de Empresa Individual;

– Inscrição de Empresa LTDA;

– Inscrição EIRELI;

– Alteração de Empresa Individual e EI;

– Extinção de Empresa Individual e EI.


SEFIN

– Cadastro de Empresas;

– Alterações de Endereços;

– Consultas do Imposto Predial e Território Urbano (IPTU);

– Consulta do Imposto sobre Serviços (ISS);

– Documento de Arrecadação Municipal do Imposto Predial sobre Serviços (DAM IPTU)

– Documento de Arrecadação Municipal do Imposto sobre Serviços (DAM ISS);

– Certidão Negativa de Débitos.


SER

– Taxas de Alvará de Funcionamento;

– Taxas de pagamentos de Registro Sanitário;

– Outras Taxas (Ex: Reparo gerais, taxas de desarquivamentos e alto de infração);

– Outros Serviços (Ex: Informações prestadas aos contribuintes e fornecimentos de formulários).


BRADESCO

– Pagamento de Documento de Arrecadação Municipal (DAM);

– Pagamento de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF);

– Pagamento de Documento de Arrecadação Simples (DAS);

– Pagamento de Documento de Arrecadação Estadual (DAE);

– Outros Pagamentos.