Evandro Leitão anuncia capacitação para 31.550 trabalhadores cearenses em 2012

2 de maio de 2012 - 12:50

 

O Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Evandro Leitão, anunciou na manhã de ontem, no Dia Internacional do Trabalho, a abertura de 31.550 vagas para formação e qualificação social e profissional em 2012. Nesse processo, que se inicia em junho próximo, serão aplicados R$ 44, 3 milhões, sendo parte dos recursos do governo Estadual e parte do Federal.

 

As qualificações atenderão vários eixos de trabalho, nas áreas de turismo e hotelaria, construção civil, administrativa, línguas, gastronomia e culinária. O objetivo, explicou o secretário é dinamizar a capacitação profissional para atender os empreendimentos estruturantes em curso no Estado e as empresas que irão operar nos jogos da Copa do Mundo de 2014.

 

Oportunidade

 

A capacitação é parte das ações da STDS, iniciadas em 2010. Nos últimos dois anos, foram qualificados profissionalmente 61,8 mil pessoas e inseridos 170 mil trabalhadores no mercado formal de trabalho. As capacitações são desenvolvidas por meio dos projetos: Primeiro Passo, Juventude Cidadã, Juventude Empreendedora, Garantindo Acessibilidade, Criando Oportunidades, CITS e o PlanSeQ, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Os cursos atendem jovens a partir de 16 anos e adultos até 59 anos de idade. O anúncio foi feito no Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), de Messejana, local escolhido pela STDS para comemorar o Dia 1º de Maio, numa homenagem ao trabalhador cearense.

 

Na oportunidade, foram prestados uma série de serviços e oficinas de bijuterias, de lanches rápidos, de corte e costura, retirada da Carteira de Trabalho, ginástica, medição de pressão arterial e orientações sobre o microempreendedor individual, bem como palestras sobre Mercado do Trabalho e Assédio Moral e Esporte para o Trabalhador, com realização de um campeonato de Futebol de Salão, além de apresentações musicais.

Mais atividades em Maio

 

Ao longo do mês, serão promovidas ainda, um leque de atividades, destacando-se:

 

– O lançamento da 3ª edição da Cartilha do Trabalhador, e palestra sobre “A trajetória recente do mercado de trabalho no Brasil”, ministrada pelo coordenador de Estudos e Análise de Mercado do SINE/IDT, Erle Mesquita, no auditório da Unidade do Centro.

– Distribuição da Cartilha da Empregada Doméstica

– Blitz do Emprego para oferta de serviços em praças, escolas e/ou shoppings,

– Reinauguração da Unidade do SINE/IDT da Parangaba.

– Inscrição de candidatos com deficiência para curso de Informática Básica.

– Inscrição para Oficinas de Orientação para o Trabalho.

 

Resultados Sine/IDT – 2011

 

? 56.413 novos empregos gerados para os trabalhadores cearenses.

? 167.996 cadastrados para emprego;

? 95.608 carteiras do trabalho emitidas;

? 126.636 vagas captadas no mercado de trabalho;

? 78.446 colocados nas empresas cearenses;

? 9.487 profissionais qualificados;

? 1.622 kits de instrumental de trabalho concedidos;

? 59.803 serviços autônomos prestados em domicílios;

? 198.292 desempregados habilitados ao seguro desemprego;

? R$ 671 milhões repassados pelo seguro desemprego.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br“>imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline