STDS engaja 500 jovens em 60 empresas

11 de julho de 2012 - 17:23

Grupo de 500 jovens ganharam nesta quinta-feira, 12, a oportunidade do primeiro emprego no mercado formal de trabalho e a possibilidade de uma vida nova, digna e cidadã. A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Projeto Primeiro Passo, celebrou convênio com 60 empresas para engajamento de 500 jovens nos segmentos da indústria, comércio e serviços, em Fortaleza.

O objetivo das parcerias é proporcionar ao jovem a oportunidade de lidar com a complexidade do mercado, trabalhando em diferentes setores da economia e participando de equipes, com iniciativas, experiências e departamentos distintos. “Nossa meta é chegar ao final de 2012 com 60 mil pessoas capacitadas no Estado, por meio de todos os programas da STDS”, assinalou, durante o evento, o titular da pasta, Evandro Leitão.

Inicialmente, serão inseridos nas empresas estudantes do 3º ano do ensino médio, que iniciarão suas atividades como estagiários remunerados, a partir de agosto próximo. Os jovens receberão da STDS bolsa no valor de R$ 250,00, fardamento e auxílio-transporte durante os seis meses de estágio. A expectativa é que, pelo menos, 50% dos estagiários serão efetivados ao final dos seis meses.

Para o secretário da STDS, Evandro Leitão, a qualificação prática é o mais importante. “Com essa parceria a custo zero para as empresas, esperamos que os jovens aproveitem a oportunidade de ter um real contato com o mercado de trabalho. É a oportunidade de ingresso em uma nova vida. É uma nova porta que abrimos para que nossa juventude siga em frente. Só com educação e capacitação iremos conseguir isso”, declarou Evandro Leitão.

Qualificação cidadã

Com 10 mil jovens capacitados em 2011 e 38 mil pessoas nos últimos cinco anos, só por meio do projeto Primeiro Passo, a STDS reforça e mantém, a cada dia, o compromisso com a qualificação do trabalhador cearense. Até o final de 2012, a perspectiva é que o programa, que já conta com 1.230 empresas parceiras, capacite mais 10 mil jovens em todo o Estado, nas três linhas de ação do Projeto.

Na linha de ação Aprendiz, o estudante é ocupado durante os três turnos, tendo aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Na segunda linha de atuação, a Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estar inseridos na escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, Carteira Profissional, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

Lista das Empresas contempladas em 2012:

ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO – AGU

COLEGIO SISTEMA-INSTITUTO PEDAGOGICO BRINCOLÂNDIA

CONTROLLER AUDITORIA E ASSESSORIA CONTABIL S/S

CRISTAL REPRESENTACOES LTDA – YAZIGI SALINAS

DEC IDIOMAS FRANCHISING E EDITORA LTDA(CNA)

DELTA MÓVEIS

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 7ª REGIÃO

TRANSFIGUEIREDO COMÉRCIO E SERVIÇOS

VIVA NEGOCIOS IMOBILIARIOS & CONSULTORIA EM MARKETING LTDA

EVENTUS COMUNICAÇÃO(EDITORA EVENTTUS COM. LTDA)

SÃO BENEDITO-GRUPO