STDS inaugura dois Centros de Educação Infantil no município de Araripe

8 de agosto de 2012 - 11:56

Nos últimos 19 meses, 29 obras sociais já foram entregues, beneficiando a população de 14 municípios do interior. Em 2012, foram onze obras em seis cidades.

Data: 9 de agosto (quinta-feira)

Horário: 9 horas / 10 horas

Local: Distrito de Alagoinha– Centro de Educação Infantil Professora Maria Miriam Rodrigues Nogueira

Distrito de Pajeú – Centro de Educação Infantil Clemência Fortaleza de Sousa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), segue construindo obras sociais no interior cearense. Nesta quinta-feira,9, mais dois equipamentos financiadas pelo Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II) serão inaugurados no município de Araripe. O investimento nas obras foi de R$ 694 mil.

Os Centros de Educação Infantil (CEI’s) oferecerão condições adequadas para a promoção da educação infantil de qualidade, para crianças de 2 a 6 anos, através de um conjunto de ações nas áreas da saúde, estimulação, educação, alimentação, além do apoio e acompanhamento às famílias.

Por meio do Proares II, a STDS entregou, nos últimos 19 meses, 29 obras sociais que beneficiaram a população de 14 cidades do interior. Só em 2012, a STDS inaugurou onze obras nos municípios de Aratuba, Miraíma, Tejuçuoca, Tarrafas, Tamboril e Araripe.

Proares II

O Proares II financia a construção de Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), de Educação Infantil (CEIs), de Esporte, Ginásios Poliesportivos, Pólos de Convivência e Bibliotecas. Além disso, disponibiliza às unidades de ação social existentes, equipamentos e material permanente. O programa promove, ainda, a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nas novas unidades.

Para a escolha dos equipamentos sociais, a sociedade civil organizada, a comunidade local e representantes do poder público participam de oficina de Planejamento Participativo Municipal (PPM) e, conjuntamente, selecionam os equipamentos que serão destinados a cada município.

Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas Estadual e Municipal.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva