STDS lança nova proposta de política de Acolhimento Institucional

21 de setembro de 2012 - 13:09

 

 

O material traz orientações sobre funcionamento das unidades e trabalho com os abrigados

 

Data: 24 de setembro (segunda-feira)

Horário: 8h30

Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

 

Com o objetivo de nortear os serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes em todo o estado, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) lança nesta segunda-feira, 24, às 8h30, no auditório da sede, a nova Proposta Político-Pedagógica do Serviço de Acolhimento Institucional. O material traz orientações sobre organização e atividades cotidianas das unidades da STDS, as informações sobre fortalecimento e resgate de vínculos familiares, da autonomia de crianças e adolescentes e promoção do acesso à rede socioassistencial.


Em todo o Ceará, são 596 crianças e adolescentes vivendo em abrigos. O Serviço de Acolhimento Institucional oferta abrigamento em diferentes tipos de equipamentos, destinados a famílias e/ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral. O serviço deve ser adequado às especificidades do público atendido: crianças e adolescentes; famílias; e pessoas com necessidades especiais.


A STDS mantém hoje 20 Unidades de Acolhimento, sendo: seis de gestão direta, sete descentralizadas e outras sete de subvenção social. Além de coordenar as unidades, a pasta assessora os municípios que dispõem do serviço por meio de capacitações e visitas de acompanhamento.


O atendimento prestado deve favorecer o convívio familiar e comunitário. Deve funcionar em unidades inseridas na comunidade com características residenciais, ambiente acolhedor e estrutura física adequada, oferecendo condições de habitabilidade, higienização, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade.

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089/2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline