STDS realiza VI Jornada Gerontológica

23 de novembro de 2012 - 18:29

Segundo dados do último Censo existem hoje, no Brasil, 20,5 milhões de idosos, sendo 5, 4 milhões  no Nordeste e 909 mil no Ceará.

Data: 26 a 28 de novembro

Horário: 8 às 13 hs

Local: Auditório da STDS

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza de 26 a 28 de novembro, no auditório da STDS, a VI Jornada Gerontológica. Este ano, a jornada trará trabalhos acadêmicos e experiências profissionais que são realizadas junto à pessoa idosa, com apresentação de estudos e pesquisas de profissionais que atuam em universidades e instituições públicas e privadas.

Durante a programação serão discutidos temas relacionados ao suicídio do idoso, atividade física e envelhecimento, com a apresentação de um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará que mostra as qualidades da dança de salão na melhoria de vida dos idosos. Dessa forma, a STDS dá um passo a mais na disseminação da Política do Idoso no Estado do Ceará, tornando-os protagonistas de sua história.

Atendimento à Pessoa Idosa

Em Fortaleza, a STDS opera com duas unidades, a Casa Abrigo e o Ciaprevi, no atendimento e acolhimento de idosos. No interior, os serviços são realizados pelas prefeituras municipais, com apoio e assessoramento do governo do Estado, de forma intersetorial.

A Casa Abrigo é destinada ao acolhimento de idosos com grau de dependência para atividades de auto-cuidado na vida diária, abandonados por seus familiares ou que não tenham condições de prover seu próprio sustento. Na unidade, uma equipe multidisciplinar (médicos, dentistas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e assistentes sociais) desenvolve atividades pedagógicas, terapêuticas e de lazer com os abrigados.

Inaugurado em junho de 2009, o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciaprevi) auxilia vítimas de violência. A unidade atende casos de violência psicológica, financeira, física e sexual, além de casos de negligência, abandono e auto-negligência por meio de serviços jurídico, social, psicológico e terapêutico. O funcionamento do Ciaprevi possibilita uma maior visibilidade da situação de violência contra a pessoa idosa, considerando que hoje a população denuncia e acompanha o resultado dos casos denunciados.

Serviço: telefones para contatos e denúncias de violência contra a pessoa idosa:

3101-2728 e 0800-2755555

Contatos para entrevista: Evaldo Monteiro: 8861-9170/ 3101.4580