Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará

30 de novembro de 2012 - 12:56

 

Conduzido pela Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado do Ceará – STDS, este programa incentiva e apoia a qualificação, a produção e a comercialização de produtos artesanais, contribuindo para a auto-sustentabilidade do setor e consequente, melhoria na renda e na qualidade de vida do artesão.

Ele objetiva a valorização do artesanato cearense preservando a cultura, o talento, a tradição e a arte popular de cada região do Estado.

O artesanato cearense é um dos mais ricos do Brasil e garante o sustento de milhares de pessoas, fazendo parte do folclore nacional. A diversidade de materiais e tipologias é surpreendente. Conheça algumas delas:

 

– Argila: do barro são modeladas as mais diferentes formas, gerando produtos bonitos para decoração e úteis para o dia a dia, como moringas, potes, lixeiras, conjuntos de panelas, travessas e pratos.

– Fios e tecidos: Para vestir ou decorar ambientes, são inúmeras as opções roupas, toalhas, colchas e mantas, de bordado à máquina e à mão, crochê, filé, labirinto, renda, tecelagem e rechiliê, além de bonecos artesanais.

– Madeira: Mais forte na região Sul do Estado, o artesanato em madeira pode ser esculpido ou torneado, apresentado em forma de móveis, bandejas, esculturas, jogos americanos e outras peças.

– Fibra vegetal: Do milho, da carnaúba, do sisal e do coqueiro são aproveitadas as fibras naturais ou coloridas para a confecção de caixas, luminárias, cestas, chapéus, bolsas e flores decorativas.

– Couro: Seja para a composição em retalhos, sapataria ou selaria, o artesanato em couro é um dos mais ricos do Estado. Os desenhos remetem a estilos centenários que não saem da moda e a durabilidade e o conforto são os principais atrativos para o consumidor.

– Papel: Coleções de xilogravura (técnica de impressão a partir de uma matriz de madeira) remetem à literatura de cordel e tem como tema a vida sertaneja. São originais e uma ótima opção para uso ou presente.

 

O artesanato é um dos segmentos com maior potencialidade e contribuição na geração de trabalho e renda no Estado, especialmente entre mulheres e jovens, sendo ainda um fator de fixação da população em seu lugar de origem.

O Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado do Ceará, além de ensinar técnicas para introduzir uma pessoa no mercado de trabalho, intensifica sua qualificação profissional. E ainda, proporciona à comunidade um espaço de experimentação adequado onde o artesão concebe, inova e desenvolve seu produto, zelando pelo fazer tradicional e cuidando para que a inovação do artesanato seja usada como estratégia de conquista mercadológica local, nacional e internacional.