STDS e Sejus oferecem 400 vagas de cursos profissionalizantes em unidades prisionais cearenses

16 de abril de 2013 - 14:37

 

 


Nesta quarta-feira, 17, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) ofertaram 400 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos para adultos internos do sistema penitenciário. O objetivo é capacitá-los para a inserção no mercado de trabalho, aproveitando a demanda crescente por mão de obra no setor da construção civil, sobretudo do programa Minha Casa, Minha Vida e das obras para a Copa do Mundo de 2014.


Termo de Parceria nesse sentido foi assinado pelos titulares da Sejus e STDS, respectivamente, os secretários Estaduais, Mariana Lobo e Evandro Leitão, em solenidade no auditório da STDS. Na oportunidade, foram entregues os títulos de formação profissionalizante para 37 novos trabalhadores, sendo 18 bombeiros hidráulicos e 19 eletricistas prediais, todos egressos do sistema penitenciário.


Na solenidade, 20 kits de trabalho foram doados aos alunos que mais se destacaram nos cursos realizados através da parceria iniciados no dia 04 de dezembro de 2012, e concluídos em 7 de fevereiro. “Dentro da política penitenciária cearense promovida pela Sejus, a parceria com a STDS vem diminuir uma demanda histórica da população carcerária por capacitação profissional. Nosso intuito com o programa Mãos que Constroem é oportunizar a ressocialização através da capacitação e do trabalho em obras públicas”, destaca Mariana Lobo. “A intersetorialidade das ações é uma política do governo essencial à promoção da cidadania. De mãos dadas, juntos, podemos mais”, ressalta Evandro Leitão.


Segundo o Departamento Nacional Penitenciário do Ministério da Justiça, o Brasil possui uma população carcerária de 549 mil pessoas, destas 2,9% têm qualificação profissional e cerca de 5% são analfabetos; apenas 7% têm ensino médio completo. No Ceará, hoje, 18.124 pessoas estão presas, respondendo provisoriamente ou julgadas em regimes fechado, semiaberto e aberto. Destes, 16% cursam regularmente a escola em 64 pontos da Seduc dentro das unidades prisionais e 12% tem alguma atividade laborativa ligada à Sejus, por meio de convênios, custódia ou empregadas diretamente pelo Estado. “A intenção da Sejus é a ampliação deste número e temos trabalho com diversos parceiros com este finalidade”, pontua a titular da Sejus.



Novas turmas

Este mês, foi iniciada mais uma turma na área de Artífice da Construção Civil (Pedreiro) e em maio acontece o curso de armador-ferreiro, ambos com 25 vagas. Até o final deste ano, um total de 400 cursos em diversas áreas, em especial, na área da Construção Civil. A Coordenadoria de Inclusão Social do Preso e do Egresso (Cispe), vinculada à Sejus, conta com uma demanda de 2000 a 2500 vagas de cessão de trabalhadores qualificados para disponibilização à Secretaria das Cidades, com vagas para obras do Programa Federal Minha Casa, Minha Vida.



Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva Nogueira

Fone: 3101.2099 / 2089

Cel: 8878.8510

E-mails: www.twitter.com/stdsonline