STDS insere mais 600 jovens em 71 empresas cearenses

17 de abril de 2013 - 17:37

 

Evandro Leitão defende vagas de trabalho para cearenses

Mais 600 jovens ganham oportunidade em 71 empresas cearenses

 

 

“Não podemos mais importar mão de obra para tirar a vaga dos nossos cearenses”, declarou o titular da STDS, Evandro Leitão, ao assinar na manhã de hoje,18, convênio com 71 empresas e entidades públicas para inserção de 600 jovens no mercado de trabalho formal. Na presença de empresários e representantes do Poder Judiciário, o secretário destacou a importância da parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada, no sentido de assegurar à juventude cearense oportunidades de capacitação e garantia do primeiro emprego.

 

“Esse projeto – o Primeiro Passo – foi conferido às minorias, aos jovens carentes, filhos das classes menos favorecidas de nossa sociedade, que precisam de nosso apoio, de nossa atenção”, destacou Evandro Leitão, ao agradecer o apoio da iniciativa privada, Por meio da parceria da STDS com 71 empresas dos setores da indústria e do comércio, os jovens, estudantes da 3° série do ensino médio, estagiarão por seis meses, após o que poderão ser contratados formalmente.

 

 

Inclusão Social e Cidadã

 

“O Primeiro Passo é, de fato, uma política pública de inclusão social”, acrescentou o procurador de Justiça do Ceará, Alfredo Leonel Chaves, ao conhecer o funcionamento do projeto, que já capacitou cerca de 50 mil jovens, nos últimos quatro anos no Estado. “Esse programa tem contribuído bastante à evolução de nossos jovens, ao oportunizá-los o ingresso no mercado de trabalho”, acrescentou a defensora pública, Andréa Maria Alves Coelho, ao defender maior participação da iniciativa privada nas ações de capacitação e inserção dos jovens na sociedade.

 

Para empresários e representes do poder público que lotaram o auditório da STDS, na manhã de hoje, o secretário expôs as vertentes do Programa, que busca, por meio da formação profissional, promover a emancipação social e cidadã dos jovens cearenses. “Essas parcerias é que nos permite dar ao nosso jovem, a oportunidade que ele tanto precisa”, acrescentou Evandro Leitão. Em 2012, 81.412 pessoas foram colocadas pelo governo do Estado no mercado formal de trabalho.

 

 

 

Novas Oportunidades

 

Ainda para este ano, o secretário anunciou a profissionalização de 10 mil jovens, do Primeiro Passo e de outros 8.500, por meio do Projovem Trabalhador, outro programa de capacitação, previsto para ser reiniciado em maio próximo, com apoio do governo Federal. Citou ainda, outros programas já em andamento, como o Juventude Empreendedora, o Criando Oportunidades e o Pronatec.

 

Os jovens interessados em participar dos projeto precisam estudar em escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, CTPS, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br