STDS inaugura Centro de Educação Infantil em Sobral

22 de agosto de 2013 - 13:56

Data: 22 de agosto (quinta-feira)

Local: Rua Pintor Lemos, s/n, Santa Casa – Sobral

Sobral recebe a visita do Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, nesta quinta-feira, 22, para mais uma inauguração do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares II). Na ocasião, será entregue ao município um Centro de Educação Infantil (CEI) com capacidade para atender 165 crianças de 0 a 5 anos.

O CEI, no qual foram investidos R$ 710 mil, oferecerá condições adequadas para a promoção da educação infantil de qualidade, por meio de um conjunto de ações nas áreas da saúde, educação, alimentação, além do apoio e acompanhamento às famílias da região.

Avaliação

Por meio do Programa, a STDS encerrou 2012 com 97 obras sociais construídas e inauguradas. Outros 63 equipamentos estão em fase de construção e devem ficar prontos em 2013, totalizando 160 novas unidades de atendimento para a população do interior cearense.

Novos Equipamentos

No segundo semestre deste ano, o Proares II inicia a construção de mais 19 unidades cuja entrega está prevista para o final de 2014. Ao todo, a segunda fase do Programa terá construído 179 equipamentos sociais em todo o estado, o que garante o atendimento de 82.050 pessoas. Entre as obras inauguradas estão Centros de Educação Infantil (CEIs), Pólos de Convivência Social, Quadras e Centros Poliesportivos, Bibliotecas, Cras e Pistas de Skate e Bicicross.

O Proares II financia a construção de unidades sociais e disponibiliza àquelas existentes equipamentos e material permanente. O programa promove ainda a qualificação dos técnicos prestadores de serviços nas novas unidades. Para a escolha dos equipamentos sociais, sociedade civil, comunidade local e representantes do poder público participam de oficina de Planejamento Participativo Municipal (PPM) e, conjuntamente, selecionam os equipamentos que serão destinados a cada município.

Os recursos do Proares II totalizam US$ 64,2 milhões, financiados pelo Governo do Estado, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação do programa. Desse montante, US$ 45 milhões são oriundos do BID e outros US$ 19,2 milhões de contrapartidas Estadual e Municipal.

*Contato para entrevista: Roberto Luiz, coordenador do Proares – 3101 2110 / 8736 4088

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva