STDS e Coopercon-CE iniciam capacitação de artífices

21 de outubro de 2013 - 18:08

 

 

 

A aula inaugural da primeira turma aconteceu nesta segunda-feira, 21


Maior gerador de mão de obra no Ceará e no País, a construção civil é, por consequência, o setor que mais demanda mão de obra especializada. Como forma de atender à necessidade do segmento e promover a geração de emprego e renda no Estado, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (Coopercon-CE) abriram nesta segunda-feira, nova frente de capacitação de mão de obra qualificada, em Fortaleza.


O titular da Pasta, Josbertini Clementino e o presidente da Coopercon-CE, Marcos Novaes, participaram da aula inaugural da primeira turma, para formação de 25 pedreiros de alvenaria. Ao todo serão ofertadas, inicialmente, 225 vagas para qualificação de carpinteiros de obras, pintores de imóveis e gesseiros, além de pedreiros. As próximas turmas já estão com inscrições abertas. A meta é capacitar 1.000 pessoas na área. 

 

Centro Vocacional

Para tanto, a STDS irá transformar o Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS), do bairro José Walter, em um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), específico à construção civil. “Essa é mais uma ação que realizamos para promover a qualificação profissional e a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho formal. E a construção civil é uma grande parceira nesse desafio”, expõe Josbertini Clementino, ao destacar a importância do setor na geração de novos empregos no Ceará.

O CITS do José Walter foi escolhido pelo grande número de operários do setor que residem na região . “Queremos formar 1.000 novos profissionais por ano”, sinalizou Marcos Novaes, ao garantir que os treinandos já sairão do CITS empregados. Ele ressalta, porém, que para serem aprovados, os alunos terão de comprovar participação mínima de 90% das aulas e média final 8. Segundo ele, a prioridade inicial de formação será dada a quem já trabalha na construção civil e busca uma especialização. A Coopercon-CE reúne 90 construtoras associadas que, juntas, respondem por 85% do PIB do setor da construção civil no Estado.

 

O programa de capacitação é realizado em parceria com o Senai-CE e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A ação faz parte do Programa de Qualificação Profissional dos Trabalhadores da Construção Civil. As aulas serão realizadas de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h. As novas inscrições podem ser feitas por meio do e-mail:  


 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline