Central Fácil comemora 1,13 milhão de atendimentos em 10 anos

29 de outubro de 2013 - 17:41

Desde sua implantação, a unidade já legalizou 47.977 empreendimentos. Somente este ano, foram 4.870 empresas abertas por meio da Unidade

“Foi aqui onde obtive os conhecimentos sobre a área de negócios para abrir a minha academia, porque até 2011, eu só conhecia de educação física”. A declaração é do educador físico e empresário, proprietário da academia Boa Forma, Alex Câmara, ao agradecer na manhã de ontem, a comenda que recebeu do secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, por ocasião do transcurso dos 10 anos de inauguração da Central Fácil. Câmara é um milhares de microempreendedores que, nos últimos anos, buscaram e encontraram o apoio na Central Fácil para abrir um negócio.

“Este ano estarei abrindo a minha terceira academia e devo isso ao apoio recebido na Central Fácil”, acrescentou o empresário. Conforme revelou, foi na unidade de atendimento do Centro, onde pode reunir as informações que precisava para formalizar e iniciar o novo negócio, após dois anos juntando recursos e equipamentos. Assim como a empresa de Alex Câmara, a Central Fácil abriu, somente este ano, outras 4.870 empresas, além do que realizou 101.227 atendimentos e capacitou 10.799 microempreendedores no Estado.

‘Casamento’

Para o secretário Josbertini Clementino, a história de Alex Câmara comprova que a Central, criada em 2003, “é um casamento, uma política integrada que deu certo e que tende a crescer e a avançar”. Ele se refere à parceria celebrada entre a STDS e diversas entidades públicas e privadas que compõe hoje, a Central, e que permitem aos microempreendedores individuais e às micro e pequenas empresas atendimento rápido e sem burocracia, em um único lugar.

“Temos duas formas de gerar empregos: uma é por meio da atração de novas empresas e empreendimentos para o Estado, como o governador Cid Gomes vem fazendo; e outra é estimulando os cearenses a abrirem seus próprios negócios”, ressaltou o titular da STDS, ao anunciar iniciativas para expandir as ações da Central Fácil, para o interior do Estado. Trabalhando em ampla parceria com instituições públicas e privadas, a Central tem maior agilidade na abertura de novas empresas, completando o processo em até 24h. Hoje, além do registro da Junta Comercial, o empreendedor obtêm também registro na Receita Federal e a liberação do CNPJ”, acrescenta o coordenador de Empreendedorismo da STDS, Fernando Cordeiro.

Parceria

Dados da STDS mostram que nesses 10 anos de atuação, a Central Fácil atendeu 1.132.368 pessoas, legalizou 47.977 empreendimentos e capacitou 33.919 empreendedores no Estado do Ceará. A Central Fácil realiza atendimento personalizado e integrado, possibilitando registro empresarial, treinamentos gerenciais e consultorias preventivas e corretivas. As atividades acontecem em parceria com a Junta Comercial do Estado do Ceará, Conselho Regional de Contabilidade, Sescap/CE, Sine/CE, IDT, Secretaria da Fazenda do Ceará, Prefeitura de Fortaleza, Bradesco, Banco do Nordeste, dentre outras. A unidade funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

A programação especial pelo aniversário segue até a próxima sexta-feira, dia 1º de novembro, com palestras e debates, gratuitos, voltados especialmente para trabalhadores autônomos informais e empreendedores individuais formalizados.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista Responsável: Carlos Eugênio Saraiva