STDS forma mais 518 novos profissionais em oito municípios

31 de outubro de 2013 - 19:00

 

Os jovens foram capacitados pelo Criando Oportunidades. Até o fim do ano, 4.335 pessoas serão qualificadas por meio desse projeto

 

Data: 1º de novembro (sexta-feira)

Locais: Guaiúba: 8h30 / Baturité: 10h / Redenção: 14h / Acarape: 15h30 / Barreira: 17h

 

O mercado de trabalho da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), incluindo a capital, e dos municípios de Quixadá e Banabuiú, já contam, a partir desta semana, com a mão de obra qualificada de mais 580 jovens, capacitados pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do projeto Criando Oportunidades. De segunda até esta quinta-feira, dia 31, foram formados 138 pessoas e amanhã, dia 1º de novembro, o titular da Pasta, Josbertini Clementino, formaliza a capacitação profissional de mais 380 jovens, nos municípios de Guaiúba, Baturité, Redenção, Acarape e Barreira.


Nesses municípios, os formandos receberão 165 kits instrumentais de trabalho, sorteados entre os alunos com mais de 85% de frequência nas aulas. A região foi contemplada com cursos de Doces e Salgados, Mecânica de Motos, Corte e Costura e Arranjos Florais. Nossos jovens são bônus da sociedade, são atores de direito, são a força de trabalho desse País, portanto precisamos capacitá-los. Eles são a força propulsora do desenvolvimento, são eles que irão impulsionar todo esse processo de crescimento porque passa o Estado e o Brasil”, destaca o secretário Josbertini Clementino.

 

Capacitação cidadã

Até o final deste ano, 4.335 pessoas estarão qualificadas profissionalmente por pela STDS, por meio do Projeto Criando Oportunidades. Nesta semana, já foram capacitados 2.470 jovens, enquanto os demais encontram-se em sala de aula. Os formandos do Maciço de Baturité se juntam a outros 60 jovens capacitados em Banabuiú e Quixadá, cuja entrega de certificados e de 16 kits de trabalho acontece nesta quinta-feira, 31 de outubro. Estes municípios foram contemplados com cursos de Corte e Costura, Manicure e Pedicure e Panificação.

 

O Projeto Criando Oportunidades tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria. Além disso, atende jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afro-descendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas e LGBTT.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline