STDS e MDS realizam balanço das ações do programa no Ceará

3 de dezembro de 2013 - 20:11

 

Data: 4 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 8h30

Local: Sala de Reuniões da STDS, à Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora


A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizam na manhã desta quarta-feira, dia 04 de dezembro, em Fortaleza, um balanço geral das ações, pactuações com os municípios e do número de vagas já ocupadas e disponíveis para capacitação de jovens e adultos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec Brasil Sem Miséria), no Ceará.


O público-alvo é formado por pessoas cadastradas ou em processo de cadastramento nos programas federais de transferência de renda, beneficiários do Programa Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os eixos de capacitação são definidos pelos municípios, nas áreas do comércio, indústria e serviços, respeitando a vocação e a demanda do mercado de trabalho de cada cidade.


Porta à Cidadania

“O Pronatec é a maior porta de capacitação de mão de obra que se abre para nossos trabalhadores”, alerta o titular da STDS, Josbertini Clementino. Os cursos são desenvolvidos por meio do Sistema S (Sesc, Senai, Senac e Sest/Senat) e pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Em 2014, todos os 184 municípios cearenses serão contemplados. Atualmente, o Ceará é o 5º Estado do País em número de adesões ao programa, ficando atrás apenas de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Bahia, sendo, portanto, o 2º Estado do Nordeste.


Programação

A avaliação do Pronatec no Ceará será iniciada às 8h30, com a apresentação do Balanço do Programa e uma análise do mercado de trabalho (Rais/Caged) pela assessora da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Jaqueline Leite. Em seguida, técnicos da STDS farão a apresentação do programa no Estado, oportunidade em que exporão os avanços e desafios para 2014. No dia seguinte, quinta-feira, dia 5, haverá formatura de mais uma turma do Pronatec 2013, desta vez no município de Canindé.


Os interessados em participar dos cursos do Pronatec Brasil sem Miséria devem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou as secretarias de Assistência Social de cada município. Em todo o Ceará, existem 373 Cras, dos quais 23 estão localizados em Fortaleza. A oferta dos cursos é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e material escolar.


*Mais informações: 3101-2125 com João Osmar



Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br