STDS forma mais 330 profissionais através dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades

3 de abril de 2014 - 15:59

Receberão certificados jovens de Baturité, Aracoiaba, Guaramiranga, Pacoti, Palmácia e Fortaleza e Maranguape

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), através dos projetos Primeiro Passo e Criando Oportunidades, entrega certificados a mais 330 jovens em sete municípios cearenses. As solenidades acontecem amanhã, 4 de abril, nas cidades de Baturité, Aracoiaba, Guaramiranga, Pacoti, Palmácia e Maranguape, e próxima segunda-feira, 7 de abril, na Capital.

Foram capacitados pelo Projeto Primeiro Passo Linha de Ação Jovem Bolsista 180 profissionais através do curso de Assistente Administrativo, 20 do curso de Operacional na Área de Turismo, outros 20 de Agente Operacional na Área de Turismo, 40 de Informática Avançada e 20 de Mecânica de Moto.

Os cursos de qualificação tiveram duração de quatro meses, com 268 horas/aula e módulos de Cidadania e Direitos Humanos; Juventude; Saúde; Direitos Sexuais e Reprodutivos e Relações de Gêneros; Empreendedorismo; Seminário Temático; e Informática Básica; além de aulas de conteúdo específico de sua formação.

Já o Projeto Criando Oportunidades qualifica mais 20 jovens do curso de Costureiro, no município de Maranguape. Na solenidade de entrega de certificados, serão distribuídos cinco kits de ferramentas de trabalho aos formandos que obtiveram melhor desempenho durante o curso.

Interior

Em Baturité, foram capacitados 80 profissionais aptos a ingressar no mercado de trabalho e outros 15 concludentes da cidade receberão certificados do Projeto Primeiro Passo da Linha de Ação Estágio Remunerado.

Em Aracoiaba, serão dois eventos: um no distrito de Ideal, para a entrega de certificados de 20 bolsistas, e outro na sede do município, que em parceria com a Prefeitura entrega a mais 15 educandos certificados da Linha de Ação Estágio Remunerado. Ao final do período de aprendizagem, foram efetivados 2 jovens na empresa conveniada.

Os concludentes de Guaramiranga, Pacoti e Palmácia também receberão certificados – são 20 formandos em cada município.

Capital

Em Fortaleza, o Instituto Maria da Hora, Associação dos Morados do Jóquei Clube, Associação dos Moradores do Campus do Pici (AMOCAP) e a Associação Socioesportivo e Cultural do Conjunto Metropolitano, são as instituições que foram beneficiadas com o projeto e totalizam 140 formandos – 40 do curso de Informática Avançada e 100 do curso de Assistente Administrativo.

Projeto Primeiro Passo Linha de Ação Jovem Bolsista

A linha de ação jovem bolsista atende jovens na faixa etária de 16 á 23 anos, cursando preferencialmente o 8º e 9º ano do ensino fundamental, EJA IV (8º e 9º), podendo se estender até o ensino médio. Os jovens são contemplados com curso de qualificação, no período de 4 meses, realizado em parceria com a entidade.

Projeto Primeiro Passo Linha de Ação Estágio Remunerado

Pela linha de ação de estagiário remunerado, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS. Depois dos períodos de capacitação, estes são encaminhados para empresas públicas ou privadas, para estágios remunerados com duração de um ano, podendo, a partir daí, ter seu ingresso garantido no mercado de trabalho formal.

Projeto Criando Oportunidades

O Criando Oportunidades tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria. Além disso, atende jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afro-descendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas e LGBTT.

4 de abril (sexta)

Aracoiaba: 9h – EEMJAM – Escola de Ensino Médio João Alves Moreira (Unidade de Ideal) e CRASCentro de Referência de Assistência Social (Avenida da Independência, s/n – Centro)

Baturité: 10h30 – Câmara Municipal ( Travessa Cícero Segundo da Costa, 1215 – Centro)

Guaramiranga: 13h30 – Pousada dos Capuchinos (Centro)

Pacoti: 15h – Pousada Recreio (Praça Coronel Cícero Sampaio – Centro)

Palmácia: 16h30 – Escola Maria Amélia (Rua Francisco de Queiroz, s/n – Centro)

Maranguape: 17h – Casarão (Distrito Cachoeira – Seguir pela CE 065, sentido Palmácia, de 7 a 8 km encontra-se o distrito Cachoeira).

7 de abril (segunda)

16h – Rua Dona Mendinha (Praça Chico dos Ovos)

18h – Instituto Maria da Hora (Rua Cel. Matos Dourado, 397 – Henrique Jorge – próximo à Escola Espaço Vivência e Colégio Murilo Serpa)

Simone Veras