Ceará gera 343.875 Empregos formais e capacita 901.211 pessoas

30 de abril de 2014 - 19:42

 

O Ceará saiu na frente e lançou ontem, 1º de Maio, Dia do Trabalhador, o projeto do Sistema Único do Emprego Decente, que busca aprimorar as relações trabalhistas, garantindo melhor qualidade e segurança nos empregos e na remuneração dos trabalhadores pelo setor produtivo, público e privado. O projeto foi anunciado pelo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, durante solenidade comemorativa ao trabalhador cearense, na Praça do Ferreira, em Fortaleza.


“O Ceará e o País vivenciam hoje uma situação de grande estabilidade na área do emprego e renda, o que nos permite avançar, sair na frente nesse projeto, e buscar melhorar as relações de trabalho, garantindo à sociedade não apenas mais empregos, mas ocupações mais decentes, produtivas e de qualidade”, defendeu o secretário. Ele informou que o Ceará gerou, nos últimos sete anos, 343.875 novos empregos formais, enquanto os nove Estados do Nordeste, juntos, geraram 1.445.110 novos postos de trabalho, o que mostra que a cada quatro empregos gerados na Região, um foi no Ceará.

 

Capacitação

O secretário destacou ainda que, nos últimos sete anos, o governo Estadual capacitou 901.211 pessoas, permitindo maior qualificação da mão de obra e o incremento da força de trabalho em todos os setores da economia. Somente a STDS, pasta que administra, capacitou para o trabalho, 314.739 jovens e adultos, nos últimos sete anos, sendo 86.898 jovens. Desses, 35.617, ou 41%, foram inseridos no mercado de trabalho.

Os dados são do Cadastro Geral de empregados e Desempregados (Caged/MTE) e da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag/Ipece). Com saldo de 145.822 novos empregos gerados, o setor de serviços lidera o ranking da empregabilidade no Ceará, seguido pelo comércio, com 88.550 novos postos de trabalho, e pela indústria da construção civil, que empregou 61.451 novos operários, nos últimos sete anos. 

 

Serviços na Praça

Os dados e números completos sobre a situação do trabalhador e da capacitação profissional de jovens e adultos no Ceará foram objeto de exposição do secretário, na Praça do Ferreira. Ainda na praça, a população usufruiu de uma série de serviços de saúde, terapêuticos, de beleza e de melhoria da qualidade de vida; de orientação, intermediação e formalização para o trabalho, além de muita diversão, com shows e atrações musicais. “Essa manhã festiva é uma homenagem conjunta, que a União, o governo do Estado, o Município e as entidades de classes prestam ao nosso trabalhador, ele que é o maior responsável pela dinâmica da economia, pelo crescimento do nosso País”, destacou Josbertini Clementino.


A manhã festiva foi aberta com ginástica laboral, após o que todos puderam aproveitar o feriado para cortar o cabelo, fazer uma massagem corporal, aferir a pressão arterial e conferir os índices de massa corpórea e de glicemia. Puderam ainda se vacinar contra a Gripe e Hepatite, aprender noções de primeiros socorros, aprender a cuidar da saúde bucal e a prevenir-se contra doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS). Em meio à diversão, tiveram a oportunidade também, de tirar documentos de identidade, CPF e carteira de trabalho (CTPS) e se inscrever no Cadastro Único, no Pronatec Brasil Sem Miséria, no curso Taxista Nota 10 e em demais cursos online, ofertados pelo Sistema S.


Ao lado da praça, estavam, ainda, o Caminhão do Cidadão e a Carreta do Empreendedorismo, onde os trabalhadores puderam obter informações sobre iniciação e elaboração de currículo profissional, seguro-desemprego e dos cursos e oportunidades de trabalho disponíveis. A Unidade Móvel do Senai realizou demonstrações de ensaios mecânicos de motorização e/ou de automação industrial.


Distribuídos em tendas, os serviços foram prestados por servidores, técnicos e especialistas em cada área de atuação. Dessa forma, participaram, de forma integrada, a SRTE/CE, STDS, Sejus e Corpo de Bombeiros, Setra, as entidades do Sistema S (Sesi, Sest Senat, Senai e Senac); a Prefeitura de Fortaleza, Sine-IDT e sindicatos e associações de trabalhadores.

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 8878.8510

Fone: 3101.2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

Twitter: www.twitter.com/stdsonline