Ararendá recebe 84º brinquedopraça nesta quinta-feira (23)

23 de maio de 2019 - 11:58

Ararendá recebe nesta quinta-feira (23) uma nova opção de lazer para a garotada de dois a 12 anos. A brinquedopraça será inaugurada às 16h, na Praça do Liceu. O equipamento faz parte do Programa Mais Infância Ceará, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Santana. A contrapartida das prefeituras é garantir a boa conservação da praça para o uso e manutenção dos brinquedos. Estarão presentes no evento o secretário de Relações institucionais do Governo do Estado, Nelson Martins e o secretário-executivo de Proteção Social da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Francisco Ibiapina.

Outras 83 brinquedopraças foram inauguradas pelo Estado nos últimos anos. Os espaços são cercados, têm áreas entre 230m² e 270m² e contam com piso anti-impacto e oito brinquedos: casinha dupla com ponte de playground, casinha dupla com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, duas gangorras e dois brinquedos em mola. O investimento nos equipamentos é da ordem de R$ 180 mil, cada. A contrapartida dos municípios é a manutenção das praças.

Desenvolvimento infantil
Receberam os equipamentos os municípios de Abaiara, Altaneira, Alto Santo, Aracati, Araripe, Assaré, Banabuiú, Barro, Baturité, Brejo Santo, Campos Sales, Caridade, Caririaçu, Cedro, Chorozinho, Coreaú, Crato, Farias Brito, Fortim, Granjeiro, Guaramiranga, Ibiapina, Ibicuitinga, Independência, Ipaumirim, Ipueiras, Iracema, Irauçuba, Itaitinga, Itatira, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Jucás, Missão Velha, Mauriti, Marco, Milagres, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Moraújo, Morrinhos, Nova Olinda, Nova Russas, Novo Oriente, Ocara, Orós, Pacoti, Palmácia, Paraipaba, Pedra Branca, Porteiras, Quixadá, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Salitre, Santana do Cariri, Saboeiro, Senador Pompeu, Tamboril, Tarrafas, Tejuçuoca, Ubajara, Várzea Alegre, Pacoti, Jaguaribara. Fortaleza conta com nove unidades. No total, 140 serão entregues em todo o Ceará.

Atenção à Infância
O Programa Mais Infância Ceará tem como foco a promoção do desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.

Com a compreensão de que o desenvolvimento infantil requer abordagem integral e integrada, o Tempo de Crescer visa a construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores. O Tempo de Brincar foca nos benefícios da brincadeira para o desenvolvimento infantil, além de intensificar a socialização e a integração à cultura de sua comunidade. O intuito é construir e revitalizar espaços públicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira.

Já o Tempo de Aprender entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. O Tempo de Nascer contempla a reestruturação alinhada de cuidado materno-infantil a partir da atenção à gestação de alto risco, visando a redução da morbimortalidade materna e perinatal.

Inauguração da brinquedopraça de Ararendá
Data: 23/05/2019