SPS e CMB promovem debates em torno da violência contra a mulher

22 de novembro de 2019 - 11:22

Em alusão aos 21 dias de ativismo pelo fim da violência de gênero, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) promove, nesta segunda-feira (25), a partir das 9h, na Casa da Mulher Brasileira (CMB), uma série de palestras e debates em torno do tema. É também na segunda que se celebra o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. O objetivo é discutir, informar, conscientizar e convocar a sociedade para refletir sobre feminicídio e a violência sofrida pelas mulheres.

O evento inicia com a palestra “Gênero e Interseccionalidade”, com a coordenadora de políticas para igualdade racial da SPS, Zelma Madeira, e da assistente social Tereza Cristina. O debate terá como moderadora a advogada e presidente da OAB Mulher, Cristiane Leitão. “Mobilizar a população para o enfrentamento da violência contra a mulher é um desafio não apenas do público feminino, mas de toda a sociedade”, destaca a coordenadora da Casa, Daciane Barreto.

A partir das 14 horas, serão realizadas oficinas e rodas de conversas. A primeira roda traz a temática “A violência contra mulheres travestis e transexuais por parceiro íntimo: novos olhares para as relações afetivas sexuais desses atores sociais”.

A data
No dia 25 de novembro de 1960, as irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, foram brutalmente assassinadas pelo ditador Rafael Leônidas Trujillo, da República Dominicana. Em 1999, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas instituiu 25 de novembro como o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, em homenagem às “Mariposas”.

Em todo o País, são celebrados 21 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher, iniciando-se em 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, e encerrando-se em 10 de dezembro. Em outros 159 países, são rememorados 16 dias de ativismo. Internacionalmente, o período vai de 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres) ao dia 10 de dezembro.

Serviço:
Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres
Data: segunda-feira, 25 de novembro de 2019
Hora: abertura às 9 horas
Local: Casa da Mulher Brasileira – Rua Teles de Souza com Tabuleiro do Norte, s/n, Couto Fernandes