Seminário discute desigualdades sociais e raciais e intolerância religiosa

20 de janeiro de 2020 - 17:42

No dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), em parceria com o Ministério Publico do Trabalho (MPT), realiza o Seminário Desigualdades Sociais e o Combate à Intolerância Religiosa. O evento ocorre nesta terça (21), às 9h, no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho e tem por objetivo discutir as desigualdades sociais e valorizar a diversidade étnica racial e religiosa do povo brasileiro.

O seminário nasce da preocupação em discutir a intolerância religiosa, propondo uma reflexão sobre o racismo estrutural como fruto da formação social histórica que instiga práticas racistas. Participam do debate o pai Ricardo, presidente da Associação Cultural Afrobrasileira Pai Luiz de Arruda (ACPLA); o ogã Leno Farias, presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial (COEPIR); e Zelma Madeira, coordenadora de políticas públicas para a promoção da igualdade racial da SPS.

Para Zelma Madeira, a intolerância religiosa ainda é uma realidade que assola comunidades em todo o mundo. No Brasil, esse problema está relacionado majoritariamente ao racismo, pois a intolerância religiosa é praticada, em maior escala, contra os adeptos das religiões de matriz africana. “Precisamos combater a violência reforçando a necessidade de respeito às diversidades, às religiosidades e aos cultos de matrizes africanas, que têm um histórico de muita perseguição”, explica a coordenadora.

A ação acontece no Dia do Combate a Intolerância Religiosa (21 de junho) e deve reunir cerca de 80 servidores do MPT.

Serviço
Seminário estadual sobre Desigualdades Sociorraciais e o combate a intolerância religiosa
Data: 21 de janeiro, às 9h
Onde: Sala de Treinamento da Procuradoria Regional do Trabalho da 7° região.
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 466 – Praia de Iracema