Programas de proteção: Equipe do PPCAAM participa de capacitação federal

13 de novembro de 2020 - 16:56

Coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) atua retirando crianças e adolescentes dos locais da ameaça e inserindo-os em novos espaços de moradia e convivência. Para que a equipe do programa siga realizando um atendimento especializado e humanizado, o Núcleo Técnico Federal iniciou, nesta terça-feira (10), uma capacitação sobre a metodologia e os cuidados para proteção deste público. O curso segue até esta sexta-feira (13), e acontece durante todo o dia na Casa dos Conselhos, localizada na rua Silva Paulet.

A titular da SPS, Socorro França, destaca que a capacitação vem reforçar o trabalho realizado pela equipe no Estado do Ceará. “Nós temos desenvolvido diversas políticas para proteger nossos jovens e crianças. Dentro deste contexto, os programas de proteção têm sido fortes aliados para preservar vidas e combater a violência”, ela ainda destaca que o programa é resultado do cuidado do Governo do Estado com este segmento. “O governador Camilo Santana aposta muito na juventude cearense e além de investir nos programas de proteção, investe também em capacitação para que nossos jovens, possam cursar uma universidade e ter oportunidades para seguir numa profissão e adentrar o mercado de trabalho. Infelizmente ainda precisamos lidar com situações de violência e os programas de proteção têm essa função”, destaca.

O coordenador geral do Núcleo Federal do PPCAAM, André Bueno, ressalta que a característica principal da formação é ouvir e acolher os técnicos para entender como tem funcionado a metodologia do programa na prática do dia a dia. “Nós realizamos o curso em formato de roda de conversa para que todos fiquem muito à vontade para compartilhar suas experiências e assim possamos juntos ir pensando em políticas efetivas para proteger as crianças e adolescentes em situação de ameaça”, frisa André.

A capacitação se divide em dois módulos, no primeiro a abordagem é focada na identificação dos casos e quais as situações em que deve haver desligamento do programa. O segundo módulo é sobre segurança, voltado para os cuidados com os próprios profissionais que atuam no programa e que precisam ter uma série de cuidados para também se manterem protegidos.

Erick Rastelli, coordenador técnico do PPCAAM, lembra que as crianças e adolescentes atendidos no programa vêm, em sua grande maioria de uma realidade de muita vulnerabilidade e que ao entrarem para o PPCAAM não só passam a ter proteção do Estado, como são direcionadas para diversos serviços de educação, saúde e outros. “Nós estamos sempre reciclando nossa equipe para lidar com os desafios que vão surgindo, e para que ajudem o público atendido na adaptação as mudanças que são necessárias para garantir a proteção deles”, observa Erick.

O programa oferece oportunidades aos protegidos, tanto no que se refere ao acompanhamento escolar, como na inserção em projetos culturais e profissionalizantes. O PPCAAM  tem parceria com entidades sociais e recebe os casos de várias portas de entrada, dentre as quais: Conselho Tutelar, Defensoria Pública, Ministério Público e Poder Judiciário do Estado. Atualmente, o programa atende 46 pessoas.

Uma assistente social do PPCAAM que participa da capacitação afirma: “É muito importante para nós esses três dias de curso com técnicos do ministério, porque para além de nos reciclarmos, vamos nos atualizando sobre as metodologias utilizadas também nos outros 14 estados que possuem o programa”, explica a técnica. O PPCAAM conta com uma equipe multidisciplinar de 15 pessoas, composta por assistentes sociais, psicólogos, advogadas, educadores sociais, administrativo e motorista.