Magna Negritude: Evento especial promove reflexões sobre o dia da abolição da escravatura no Ceará

22 de março de 2021 - 11:04

Programação virtual reúne exibição de documentário, roda de conversa e cenas de musical com transmissão, às 18h30, pelo YouTube do TJA

O Theatro José de Alencar realiza nesta quinta-feira, 25, o evento remoto “Magna Negritude”, em alusão à Data Magna do Ceará. Com transmissão pelo canal do YouTube do equipamento, a iniciativa irá abordar não só a importância, contextualização histórica e significado da data, como também a sua representatividade dentro da comunidade negra, a construção da identidade negra e a invisibilidade de artistas negros no Estado.

A programação tem início, às 18h30, com a exibição de “Mãe Zimá – Uma força que cura”. Dirigido por Clébio Viriato, o documentário registra as práticas de cura tradicional realizadas pela Mestra da Cultura e Mãe de Santo Zimá Ferreira da Silva, a Mãe Zimá. Entre idas e vindas ao Mercado São Sebastião e ao Terreiro Ogum Megê, situado na periferia de Fortaleza, ela fala com sabedoria sobre ervas medicinais, benzeduras e orações fortes, uma espécie de consolo e apoio aos estados de aflição de ordem psicológica, espiritual e religiosa realizado em seu cotidiano no Terreiro.

Na sequência, acontece uma roda de conversa com as presenças de Martír Silva (coordenadora especial de políticas públicas para igualdade racial da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS/CEPPIR), Liana Cavalcante (integrante do Fórum de Multilinguagens de Artistes Negres Periferiques do Ceará), Carol Costa Bernardo (Mestre e Doutora em Educação pela UFC e professora da Unilab) e Raquel Andrade (advogada da OAB-CE). A apresentação/ mediação do evento será de Amandyta (TJA); já a interpretação de Libras será feita por Taynara Tapeba.

Intercalando as falas de cada convidada, haverá ainda a exibição de cenas do musical “Gritos”. Com base nas obras do escritor cearense Jansen Viana, a montagem é idealizada por Luis Pedrosa e estrelada por Mariane Romão, Jason Marques e Jeffe, que também assume a direção. No palco, o espetáculo – cujo projeto é fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc – surge como um grito da alma expondo as dores, os medos e a força do negro. A direção musical é de Wasgton Lima.

Marco histórico da abolição da escravatura no Ceará, a Data Magna – ocorrida em 25 de março de 1884 (quatro anos antes do restante do País) – é instituída por lei publicada no Diário Oficial do Estado desde dezembro de 2011. Dentre os principais líderes na luta contra a escravidão na então província do Estado, está a figura do jangadeiro Francisco José do Nascimento, popularmente conhecido por Chico da Matilde ou Dragão do Mar.

Magna Negritude
Quando: 25 de março, às 18h30