Governador Elmano de Freitas inaugura Centro de Educação Infantil em São Benedito

24 de fevereiro de 2023 - 09:34 # # # # #

Ascom Casa Civil
Texto:
Isabella Campos
Fotos:Tatiana Fortes

Investimento na educação desde a primeira infância. O município de São Benedito, na Serra da Ibiapaba, recebeu, na tarde desta quinta-feira (23), um novo equipamento de educação, o 113º Centro de Educação Infantil (CEI) do Ceará.

O equipamento tem o objetivo de ampliar o acesso e a permanência de crianças em uma instituição própria da Educação Infantil, fortalecendo o desenvolvimento motor, cognitivo e social.

“É muito importante estarmos aqui hoje inaugurando esse CEI em São Benedito, porque vai beneficiar cerca de 200 crianças. É investindo desde essa primeira fase, que teremos resultados e iremos cada vez mais melhorar a educação do nosso Estado”, ressaltou o governador Elmano de Freitas. “O nosso sonho é que toda a rede de educação do Ceará seja em tempo integral, e é pra isso que estamos trabalhando”, completou.

Filha de São Benedito e com história na educação local, a senadora da República, Augusta Brito, não escondeu a felicidade em participar desse momento em sua cidade natal.

“Para mim, é muito importante, estar aqui hoje, e é com muita honra que vejo a evolução da educação na nossa região. Porque para além de dar oportunidade para essas 200 crianças de terem esse ambiente para se desenvolver, nós também garantimos que a mãe dessas crianças tenham mais oportunidades podendo deixar seus filhos em um lugar confiável e cheio de amor”, pontuou a senadora.

Para além da educação

Durante o evento de inauguração, a diretora do CEI Rosa Gomes de Medeiros, Dariana Jorge, destacou que o equipamento de educação para crianças na fase da primeira infância vai muito além de apenas educação, ele entrega dedicação e amor aos pequenos.

“Nós estamos aqui para atentos não só ao aprendizado, mas também as causas sociais de cada família”, ressaltou a diretora. “A primeira infância é uma fase de extrema importância para as crianças, porque, além de ensinarmos, nós aprendemos. Em 23 anos na educação, aprendi que não existe educação sem amor”, completou Dariana, citando o patrono da educação brasileira, Paulo Freire.

O Centro faz parte do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares), que reúne recursos do Governo do Estado do Ceará e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com área de área de 631,56 m², o equipamento passa a atender 200 crianças, por dia, e recebeu investimento de R$ 1.894.449,54.

O CEI, ligado à Secretaria da Proteção Social (SPS), é apenas uma das diversas formas que o Governo do Ceará chega ao povo de São Benedito, como destacou o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna da pasta, Sandro Camilo.

“É uma honra estar aqui inaugurando mais um CEI. Ja são 113 CEIs inaugurados em todo o Ceará. O Governo do Estado chega a população de São Benedito com vários outros projetos, como o Cartão Mais Infância, que quase 1.500 famílias do município recebem. Também chegamos a 2.031 famílias de São Benedito com o Vale-Gás. E isso não para por aqui, porque pretendemos a chegar em muitas outras famílias”, pontuou o secretário.

Pelo Programa Mais Infância, ligado a SPS, já foram inaugurados 536 equipamentos. Entre eles, estão os 113 CEIs; as 204 brinquedopraças; as 150 Brinquedocreches; 32 Praças Mais Infância; 22 Núcleos de Estimulação Precoce; duas Fábricas do Mais Nutrição; seis estações do Praia Acessível; quatro Complexos Mais Infância; uma Cidade Mais Infância; um Espaço Mais Infância e um Espaço na Biblioteca Pública Estadual do Ceará

Estrutura

O novo CEI conta com quatro salas de atividades, banheiros e áreas de banho infantil, dormitório, berçário, lactário, fraldário, trocador, e parque infantil. No bloco de serviços, constam refeitório, cantina e cozinha.

O prefeito Saul Maciel, que esteve presente no evento junto ao governador, mostrou gratidão pelo equipamento de educação. “Hoje, já temos 200 crianças matriculadas. Para nós, é uma grata satisfação saber que os pais podem confiar na educação pública de São Benedito, porque jamais será pensada em segundo plano”, concluiu.

Outros 30 Centros de Educação Infantil estão previstos nas obras do Proares III, nas diversas regiões do Estado.