Governo do Ceará inaugura quinta unidade Vapt Vupt no Estado

Texto:
Camille Soares
Fotos:Claudio e José Wagner

As outras quatro unidades ficam em Fortaleza (Antônio Bezerra e Messejana), Juazeiro do Norte e Sobral

O desenvolvedor de sistemas Eduardo Goulart precisava tirar a segunda via de sua identidade. Foi ao RioMar Fortaleza e foi atendido na nova unidade Vapt Vupt Papicu, inaugurada na tarde desta quarta-feira (1º). É a terceira instalada na Capital, desta vez, no RioMar Fortaleza, e a quinta de todo o Estado. As unidades do Governo do Ceará são implantadas por meio de uma parceria público-privada com a concessionária Ceará Cidadão, sob a coordenação da Secretaria da Proteção Social (SPS).

“Acabei perdendo o documento e vim tirar a segunda via. O RioMar é um shopping que dá pra resolver muita coisa e aproveitei e vim aqui”, destaca ele, que aproveitou as férias para resolver essas pendências.

A inauguração contou com a presença da vice-governadora Jade Romero e da secretária da Proteção Social, Onélia Santana. Também estiveram presentes, o presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça e o presidente do grupo Marquise, José Carlos Pontes.

“É importante destacar que existe um esforço de fazer essa aproximação do cidadão com os serviços públicos”, destacou a vice-governadora Jade Romero, citando não só os Vapt Vupt, como também as Casas da Mulher Cearense. “Nosso objetivo é interiorizar a política pública, e reforçar também a utilização da tecnologia, com 5G, internet para a resolução de demandas”, pontuou, acrescentando o interesse do Governo do Ceará em desburocratizar o acesso a serviços.

A secretária Onélia Santana falou sobre a importância de ampliar as áreas de oferta de serviços e destacou a nova unidade a ser inaugurada ainda este ano, no Centro de Fortaleza. “Aqui tem vários serviços, como retirada de RG, AMC, serviços importantes que a população precisa e que sejam acessíveis”, destacou Onélia Santana.

“Estamos dando um passo a mais para servir a comunidade de Fortaleza”, enfatizou o presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça. O presidente do grupo Marquise, que compõe a concessionária Ceará Cidadão, José Carlos Pontes, enfatizou o investimento em tecnologia. “Vai ser uma unidade piloto em termos de digitalização. Hoje, com essa experiência de digitalização que estamos fazendo, pretendemos reduzir esse tempo (de atendimento) para cinco minutos”, destacou.

A nova unidade teve um investimento de R$ 1.607.338. A previsão é realizar, em média, 1.600 atendimentos por dia. O funcionamento será de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, reunindo em um só lugar, diversas instituições e serviços.

Todo o atendimento é feito mediante agendamento pelo site meuvaptvupt.com.br. Os quatro Vapt Vupts realizaram, juntos, 2.298.613 atendimentos em 2022, número 21,3% superior ao registrado entre janeiro e dezembro de 2021. A média mensal de pessoas atendidas nos equipamentos de Messejana, Antônio Bezerra, Sobral e Juazeiro do Norte foi de 191,5 mil usuários no ano passado.

Serviços disponíveis no Vapt Vupt

➪ SPS: Emissão de 1° Via do CPF
➪ Pefoce: Emissão de 1° e demais vias do RG e Antecedentes Criminais;
➪ Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT): Intermediação de Mão de Obra; seguro-desemprego; declaração do seguro-desemprego para isenção de taxa da 2ª via do RG; dentre outros serviços.
➪ Cagece: Alteração do titular da fatura; solicitação de corte de água; emissão de 2ª via de fatura; parcelamento de débitos; religação de água e outros serviços.
➪ Prefeitura de Fortaleza/Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social: Inscrição e atualização do Cadastro Único (CadÚnico); e declaração de inscrição no Cadastro Único.
➪ Etufor/SindiÔnibus: Emissão de Bilhete Único – 1ª via; emissão de bilhete para gratuidade de crianças; emissão de carteira de estudante; solicitação de passe livre intermunicipal.
➪ AMC: Defesa de autuação; indicação de condutor; apresentação de recurso para multa 2ª instância; recurso de multa – Jari e solicitações gerais.
➪ Procon: Simples consulta ou orientação jurídica ao consumidor; abertura de reclamação; cartilhas de direitos do consumidor; denúncia; linha direta.
➪ E-vapt: Cursos gratuitos; entrega de certificados; solicitação de acesso à internet e impressões.
➪ Secretaria de Finanças do Município – (Sefin)