Mais Infância Ceará é apresentado em Fórum Internacional das Infâncias e Encontro Brasileiro Cidades das Crianças, em Jundiaí

20 de março de 2023 - 16:21 # # #

Ações e projetos do Programa Mais Infância Ceará foram apresentados, nesta segunda-feira (20), pela secretária da Proteção Social do Estado e idealizadora da iniciativa, Onélia Santana, durante o 1º Encontro Brasileiro Cidades das Crianças e Fórum Internacional das Infâncias, realizado pela Prefeitura de Jundiaí, no interior de São Paulo.

“É uma alegria estar à frente do Programa Mais Infância Ceará, criado em 2015. Estou sempre à disposição para contribuir com a nossa experiência. Parabéns a Jundiaí por esse olhar sensível voltado para a infância. Eu me sinto muito feliz de estar aqui vendo também tantos espaços bonitos para as nossas crianças, porque cuidar das nossas crianças é cuidar do presente e do futuro da nossa nação”, ressaltou a secretária, agradecendo ao prefeito do município, Luiz Fernando Machado, pela troca de experiências.

Ela dividiu painel sobre Educação Inovadora com a coordenadora geral de Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), Raquel Franzim, e a gestora da Unidade de Educação da Prefeitura de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques. “Onélia Santana realiza um trabalho de muita consistência e de muita inclusão social no estado do Ceará”, destacou Raquel.

A secretária da Proteção Social evidenciou a entrega de mais de 540 equipamentos voltados para a área da infância, além das ações de transferência de renda para 150 mil famílias em situação de vulnerabilidade, a doação de mais de 2.800 toneladas de alimentos para combater a insegurança alimentar e o desperdício de alimentos, a capacitação de mais de 95 mil profissionais e a realização de cerca de 8 milhões de visitas domiciliares no Ceará.

O encontro foi mediado pela coordenadora das áreas de cidade e educação do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Paula Mendonça. “Fantástico esse trabalho. É muito importante um programa como esse que apresenta caminhos desde a alimentação, de todo o cuidado, das creches, dos espaços públicos, políticas intersetoriais e integradas que oferecem esse cuidado e essa proteção à criança. É um exemplo muito interessante”, disse Paula.

“O Programa Mais Infância tem algo que é muito bonito, além do acesso à natureza, que a gente do Criança e Natureza tem que comentar, que foi muito maravilhoso, o projeto Praia Acessível, de acessibilidade ao mar, esse contato para todos e todas sem excluir ninguém e sem deixar ninguém para trás. Chama a atenção também a concepção do desenvolvimento integral. Não é só a escola, é o balé, é a proteção à família, é cuidar de quem cuida, é o desenvolvimento integral da criança”, completou a coordenadora das áreas de cidade e educação do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana.