Ceará terá mais de 8.500 vagas em cursos profissionalizantes em 2023

11 de abril de 2023 - 15:10 # # # #

A vida de jovens estudantes de escolas públicas e de pessoas em situação de vulnerabilidade social, da Região do Cariri, ganha novos rumos e oportunidades de emprego e renda com o conhecimento e a qualificação profissional. Nesta terça-feira, 11/4, a Secretaria da Proteção Social (SPS) certificou 567 alunos de cursos de profissionalização dos projetos Criando Oportunidades e Primeiro Passo, nas modalidades Jovem Aprendiz e Jovem Bolsista. Desses últimos, 73 já foram efetivados em empresas nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Várzea Alegre e Brejo Santo.

As certificações foram entregues pela titular da SPS, Onélia Santana, no Centro de Convenções do Crato, com a presença do deputado estadual, Fernando Santana, dos secretários executivos da Proteção Social (SPS), Paulo Guedes, e da Infância, Família e Combate à Fome, Caio Cavalcante; de empresários locais e formandos, além de representantes dos municípios da região. Na oportunidade, Onélia Santana anunciou a meta de capacitar mais 8.503 pessoas, neste ano, por meio dos dois programas.

Morador da zona rural do Crato, José Wilson Soares participou do curso de Assistente Administrativo do Criando Oportunidades e já está empregado. “Esse programa de qualificação me ajudou muito, tanto financeiramente, como enriqueceu meu cardápio de conhecimento pessoal e profissional. Todos sabemos como é difícil emprego para quem mora na área rural. Hoje, trabalho no Colégio Pequeno Príncipe, da Fundação Padre Ibiapina, no Crato”, agradeceu.

Natural de Juazeiro do Norte, Expedita Mendes da Silva, 45 anos, também falou da mudança de vida que as qualificações proporcionaram para ela. “Através da Casa da Mulher Cearense, fiz cursos de cabeleireira, manicure e pizzaiolo. A partir desses cursos, tudo está mudando na minha vida. Estou mais liberta, menos dependente. Pretendo agora abrir meu salão de beleza e dar a volta por cima”, planeja.

Parceria

Onélia Santana falou do novo caminho que se inicia a partir da certificação profissional. “Esses cursos são o primeiro passo para que nossos jovens conheçam o significado da vida profissional, a realidade das empresas. Abracem as oportunidades, tracem a trajetória de vocês. Não se deixem intimidar com as pedras que possam surgir no caminho. O governador Elmano e todos nós acreditamos no potencial de vocês”, incentivou. “Nossa meta é a qualificação profissional de 8.503 pessoas em 2023”, sinalizou.

Ela ressaltou a parceria do Governo do Estado com prefeituras, empresas e a comunidade na efetivação dos programas de capacitação profissional no Ceará. “O Governo do Estado tem a marca da cooperação, da união com os municípios, com as comunidades e a iniciativa privada. Essa parceria é o que nos permite fortalecer as políticas públicas para a população que mais precisa”, acrescentou.

Inclusão social e produtiva

Os jovens formandos participaram de cursos de assistente administrativo, de comércio, de produção e de manutenção industrial; de manicure e pedicure, cabeleireiro unissex, designer de sobrancelhas, chocolateria, confeiteiro (doce e salgados), auxiliar de eletricista, conserto de motos e celulares, dentre outras tipologias. Os estudantes recebem fardamento, lanche, material didático, e auxílio financeiro, no caso dos jovens Bolsistas.

“O primeiro emprego é sempre o mais difícil. Esses programas geram oportunidades para que nossos jovens sejam inseridos no mercado de trabalho, para contribuir com a renda da família. Mas, isso é apenas o começo, uma chance para revelar o talento de vocês”, parabenizou o prefeito do Crato, José Ailton Brasil, representando os demais prefeitos da Região.

A jovem bolsista de Juazeiro do Norte, Regineuda dos Santos, fez curso de estética e fala dos benefícios. “Este curso foi muito positivo, porque agora nos sentimos inseridas em uma profissão. Hoje, temos um novo norte, uma nova trajetória na vida”, acrescenta. “Esses jovens nos chegam com bagagem de conhecimentos teóricos e práticos. Isso é um diferencial muito importante”, reforça a representante da empresa CVS Sport Nordeste, de Várzea Alegre, Leidiane Gonçalves.

O gestor de Recursos Humanos do Laboratório de Análises Clínicas Vicente Lemos, Ênio Alencar, frisou a contribuição do Estado e dos jovens nas empresas. “Vimos nesse projeto os princípios e valores humanos e das empresas, porque todos trabalham em prol do desenvolvimento da sociedade. Nós apostamos na juventude. É muito importante a integração desses projetos com a política de educação continuada do Ceará”, complementou.

Para se inscrever, acesse www.sps.ce.gov.br/primeiro-passo-destaques ou procure a Secretaria de Assistência Social do seu município