Governo do Ceará inaugura brinquedopraça em Forquilha

26 de maio de 2023 - 10:03 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Fotos: Ascom da Prefeitura Municipal de Forquilha

O bairro Edmundo Rodrigues, na cidade de Forquilha, no Sertão de Sobral, ganhou novos contornos, nesta quinta-feira (25), com a inauguração de uma brinquedopraça e uma academia ao ar livre, na Praça do Bimba. Instalados e equipados pelo Governo do Ceará, através da Secretaria da Proteção Social (SPS), os dois equipamentos foram entregues à população do município, no fim da tarde, pelo secretário executivo da Infância, Família e Combate à Fome da SPS, Caio Cavalcanti, e pelo prefeito da cidade, Edinardo Rodrigues Filho, em meio a grande festa da comunidade.

A dona de casa Francinete da Silva chegou à Praça do Bimba antes do pôr do sol, acompanhada do filho mais novo, para conhecer a brinquedopraça. “Achei tudo muito bonito, muito legal. É um espaço bastante criativo, excelente para toda a comunidade de Forquilha, principalmente para as crianças. Meu filho e eu adoramos”, declarou, enquanto aproveitava a luz do fim da tarde, para fazer fotos no novo espaço.

O secretário Caio Cavalcanti destacou o significado da brinquedopraça para o fortalecimento da política de desenvolvimento infantil e integração familiar e comunitária. Na ocasião, agradeceu, ainda, o apoio da Prefeitura Municipal na implantação dos equipamentos. “São as crianças que dão vida a esse espaço. São elas que fazem a alegria acontecer, brincando e se divertindo todos os dias”, declarou, lembrando que esse é um dos compromissos do governo do Estado, por meio do Programa Mais Infância Ceará. Ele ressaltou também a importância do ato de brincar para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico das crianças, e destacou a academia como uma área fundamental para o esporte e o lazer das famílias. “Hoje, temos brinquedopraças em todos os 184 municípios e buscamos criar espaços integrados com outros equipamentos, como o posto de saúde aqui ao lado”, acrescentou.

A brinquedopraça com academia ao ar livre de Forquilha é a 208ª entregue pela SPS, no Estado, por meio do Programa Mais Infância Ceará. Os equipamentos beneficiam mais de 4.000 pessoas, em área de 350 metros quadrados. O investimento estadual em estrutura e instalação dos aparelhos esportivos e brinquedos somaram R$ 172 mil.

“Esse equipamento revolucionou a Praça do Bimba, aqui na localidade do bairro Edmundo Rodrigues, com toda essa criançada brincando todas as noites. É um ambiente de plena alegria e diversão para crianças e de lazer para as famílias”, declarou o prefeito de Forquilha, Edinardo Rodrigues Filho, ao agradecer o apoio do governo do Estado.

A brinquedopraça conta com gradil, piso emborrachado anti-impacto e drenante, casinhas duplas com pontes de playground e em eucalipto, escorregador com balanço triplo, brinquedos de mola e gangorra dupla frontal inclusiva. A academia dispõe de simulador de bicicleta, volante vertical duplo, simuladores de esqui, de caminhada individual e de cavalgada individual, alongador, twist lateral duplo, multi exercitador de seis funções, rotação diagonal dupla placa orientadora e estação para cadeirantes.