SPS leva esperança por meio da qualificação profissional a milhares de pessoas em Fortaleza

24 de maio de 2024 - 14:50 # # # # # #

Assessoria de Comunicação da SPS
Texto:
Carolina Parente
Fotos: Carolina Parente e arquivo pessoal

Em maio, mais de mil concludentes receberam certificados de qualificação profissional, reforçando o compromisso da Pasta com a inclusão social

Com sua maquiagem artística, Eduardo Silva se preparou para receber certificado e kit de trabalho como símbolo do encerramento de mais um ciclo de aprendizagem em sua vida. O jovem, de 17 anos, foi um dos concludentes de cursos profissionalizantes oferecidos pela Secretaria da Proteção Social (SPS), por meio da Coordenadoria de Inclusão Social (Cois).

Somente nesta semana, 638 beneficiários dos programas Criando Oportunidades e Primeiro Passo receberam kits instrumentais e certificados que atestam a capacitação das pessoas para atuarem no mercado laboral. As certificações ocorreram nos ABC Bom Jardim e Palmeiras, e no Complexo Social Mais Infância Cristo Redentor.

Em maio, a SPS certificou mais de mil pessoas. O feito foi comemorado com apresentações musicais e circenses nesta quarta-feira (22) no ABC do Conjunto Palmeiras. O momento teve a participação do secretário-executivo da Proteção Social, Paulo Guedes, que felicitou os concludentes. “Isso é extremamente importante, possibilitar o aprendizado e a capacitação profissional a fim de criarmos, por meio da educação, um Ceará melhor”, ressaltou.

Edu, como gosta de ser chamado, enfatizou a importância do curso para não apenas melhorar sua técnica em maquiagem, mas para entender melhor as oportunidades que o mercado da beleza oferece. “Eu já sabia maquiar e até já tirava um dinheirinho com isso, mas o curso do Criando Oportunidades foi um marco decisivo para que eu entendesse a abrangência do mercado de trabalho e como devo me comportar como profissional, valorizando meu trabalho e entregando resultados bons, que satisfaçam as clientes”, afirma.

No curso, meninos e meninas praticaram as técnicas aprendidas e receberam dicas de produtos “baratinhos” indicados pela professora, com o objetivo de se lançarem no mundo da maquiagem sem gastar muito no começo. Para Eduardo, a formação foi um marco decisivo: “Depois que finalizei as aulas, muitas meninas vieram me procurar para que eu as maquiasse e, agora, o kit de trabalho entregue pela Secretaria vai somar ao que já tenho e me ajudar a iniciar minha carreira como maquiador profissional”, complementa.

O Criando Oportunidades e o Primeiro Passo são programas executados pela SPS que atuam na promoção da inclusão social e no combate à pobreza no Ceará. Eles oferecem ferramentas essenciais para que jovens e adultos em situação de vulnerabilidade possam transformar suas vidas graças à educação, qualificação profissional e geração de renda. Ao investir nesses programas, o Governo do Ceará fortalece a estrutura social do estado, criando um futuro mais justo e próspero para todos.

João Gabriel Marques, de 20 anos, concluiu o curso de Vendedor de Comércio, oferecido pelo Primeiro Passo. O jovem comenta que uniu seu gosto pelas vendas com os aprendizados do curso para aprimorar os negócios com que já trabalha. Ele vende queijos, água, verduras e frutas em diversas feiras de Fortaleza. Com o conhecimento trocado com os colegas de curso, abriu a mente para novas possibilidades de geração de renda.

“Sempre gostei de empreender. No ensino fundamental, coloquei um negócio de desinfetantes. Eu fabricava e vendia. Com o tempo, fui mudando pro ramo de água até que comecei a vender em feiras, pois adoro lidar com o público. Apesar da minha longa experiência com o comércio, o curso foi muito importante para eu pensar formas inovadoras de aprimorar meu negócio. Além disso, vejo que para muitos colegas, as aulas foram um ‘injeção’ de esperança àqueles que não sabiam por onde começar a empreender”, salienta.