Emissão de documentos

 

Geridos pela SPS, por meio da Coordenadoria de Cidadania, os serviços de emissão da documentação básica são realizados através de equipamentos físicos (Casas do Cidadão e Vapt Vupt) e itinerantes (Caminhão do Cidadão).
 

Vapt Vupt

São centrais de serviços que concentram, em único local, atendimentos de órgãos como Cagece, Detran, Pefoce, Sine/IDT, TRE e Defensoria Pública. Além disso, os cidadãos têm acesso à consulta ao SPC (CDL); inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), que permite a inclusão no programa federal Bolsa Família; emissão de carteira de estudante; solicitação de seguro-desemprego, entre outros.
 
As emissões do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) são emitidas pelo site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).

 

Casa do Cidadão

As Casas do Cidadão funcionam na Assembleia Legislativa e no Shopping Benfica e fazem emissão da documentação básica (RG e CPF). Cada unidade pode ofertar serviços adicionais. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 8h às 17h. Na unidade da Assembleia Legislativa, há a emissão de folha-corrida. Já no Shopping Benfica, é ofertado também a emissão de CTPS, solicitação de seguro-desemprego e encaminhamento para vagas de emprego.
 

Caminhão do Cidadão

Serviço itinerante, que percorre comunidades de Fortaleza e do interior levando emissão de documentação básica à população. Entre os serviços oferecidos estão emissão de documentos de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), inscrição no Cadastro Único (CadÚnico).
 

A solicitação pode ser feita pelo telefone (85) 98616-7381 e pelo email caminhao.cidadao@sps.ce.gov.br.