Quem é quem

Secretária da SPS

Socorro França

Maria do Perpétuo Socorro França Pinto é graduada em Direito e mestra em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É formada em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e em Economia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Comandou a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) do Ceará; foi Procuradora Geral da Justiça do Ceará (Ministério Público), por cinco mandatos; ouvidora Geral do Estado; coordenadora Geral do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) e assessora de Políticas Públicas sobre Drogas. Foi a fundadora e presidente do Conselho de Direitos Humanos do Estado, por quatro anos, e presidente do Grupo Nacional dos Direitos Humanos (GNDH), presidente do Conselho de Desenvolvimento Cultural e do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, assim como do Conselho Superior do Ministério Público, do Conselho de Família e Cidadania e do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor. Antes de assumir a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), estava à frente da extinta Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

Secretário Executivo da Proteção Social da SPS

Francisco José Pontes Ibiapina

Nascido em 05 de julho de 1966, Francisco José Pontes Ibiapina é funcionário público federal de carreira (Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho).

Foi Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará; Superintendente Regional do Trabalho no Ceará; Diretor Geral do Tribunal Regional do Trabalho no Ceará; Secretário-Executivo do Ministério do Trabalho; Secretário-Executivo do Ministério das Comunicações; e Secretário-Executivo da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Fortaleza.

Secretária Executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da SPS

Lia Ferreira Gomes

Lia Gomes é formada em Medicina com pós-graduação em Medicina Estética e Dermatologia. Entre 2016 e 2017, foi assessora especial da Prefeitura Municipal de Fortaleza e, entre 2017 e 2018, esteve à frente da Coordenação Especial de Participação e Controle Social.

Secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da SPS

Sandro Camilo Carvalho

Administrador de empresas e pós-graduado em Administração Pública, Sandro Camilo foi, de 2015 a 2018, secretário-adjunto da Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus).

Anteriormente, foi chefe de gabinete da 1ª e da 2ª vice-presidência da Assembleia Legislativa e chefe de gabinete da vice-prefeitura de Fortaleza. Até 2008, atuou como secretário-executivo da presidência da Câmara Municipal de Fortaleza e chefe de gabinete da presidência da Câmara Municipal de Fortaleza.

Secretária Executiva de Política sobre Drogas da SPS

Mirian de Almeida Rodrigues Sobreira

Mirian Sobreira é enfermeira formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Foi secretária municipal de Ação Social de Iguatu, deputada estadual eleita em 2010 e reeleita para o segundo mandato em 2015. Na Assembleia Legislativa, exerceu a função de presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, da Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público; vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Saúde, além de integrar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres e outras seis comissões técnicas da Casa.

Em março de 2015, Mirian Sobreira assumiu a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) do Governo do Estado, onde coordenou, articulou e executou ações para a consolidação da Política Estadual sobre Drogas. Foi a primeira mulher a dirigir uma secretaria deste segmento no Brasil. No mesmo período, também foi Presidente do Conselho Interinstitucional de Política sobre Drogas (CIPOD).

Secretária Executiva de Política para as Mulheres da SPS

Denise Moreira de Aguiar

Formada em Psicologia e Direito pela Universidade de Fortaleza, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ e mestranda em Gestão e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa, Denise Aguiar foi secretária de Trabalho e Assistência Social de Aquiraz. No período, participou da diretoria do Colegiado de Gestores Municipais da Assistência Social (Coegemas) e membro da Comissão Intergestores Bipartite do Ceará.

Trabalhou com psicologia clínica, psicologia hospitalar, e psicologia jurídica, sendo idealizadora e coordenadora do núcleo psicossocial do Tribunal de Justiça do Ceará; idealizadora e coordenadora do núcleo psicossocial de varas de execução penal e membro integrante da primeira composição do núcleo permanente de métodos consensuais de conflito do Tribunal de Justiça do Ceará.

Assessores e Coordenadores

Teresa Cristina

Assessoria Jurídica

Gladys Brasil

Assessoria de Controle Interno

Camille Soares

Assessoria de Comunicação

Josete Andrade

Assessoria Especial de Programas e Projetos

Sandra Mendes

Assessoria Especial

Dagmar Soares

Programa Mais Infância

Célia Melo

Gestão do Sistema Único de Assistência Social

Mary Anne Libório

Proteção Social Básica

Mônica Gondim

Proteção Social Especial

Robertha Arrais

Inclusão Social

Patrícia Liebmann

Desenv. do Artesanato

Izabel Dantas

Mulheres

Vyna Leite

Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência

Zelma Madeira

Promoção da Igualdade Racial

Amanda Freire

Direitos Humanos

Narciso Júnior

LGBT

Tadeu Lustosa

Cidadania

Marcele Arruda

Desenvolvimento Institucional

Sebastião Lopes

Planejamento

Paulo Pimenta

Financeira

Albery Dias

Administrativa

Socorro Neves

Gestão de Pessoas

Sérgio Brilhante

Tecnologia da Informação e Comunicação

Fatima Lourenço

UGP PROARES

Paulo Henrique Araújo

Ouvidoria