Primeiro Passo

 

O programa Primeiro Passo é uma ferramenta de inclusão social e profissional que abrange em todo o Ceará, capacitando jovens em busca do primeiro emprego. A iniciativa do Governo do Ceará é gerenciada pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Coordenadoria da Inclusão Social (COIS), e atende pessoas entre 14 e 29 anos. Entre 2015 e 2020, 45.133 jovens passaram pelo programa, uma média de 7.522 estudantes por ano.
 

O programa se divide em três linhas de ação:

 

Jovem aprendiz

Atende jovens, entre 14 e 24 anos, que estejam cursando o Ensino Fundamental, Ensino Médio ou sejam egressos da rede pública de ensino. Os cursos possuem carga horária de 1.280 horas, que se dividem entre aulas e atividades práticas (em empresas privadas), realizadas no período de 11 meses a 16 meses.
 

Os inscritos nesta linha são capacitados em oficinas de formação para o mercado de trabalho e encaminhados para os processos seletivos das empresas privadas. Após a contratação, os jovens passam por formações teóricas de aprendizagem. A SPS fornece fardamento, lanche, material didático e pedagógico, enquanto a remuneração é paga pela empresa. Os cursos são ofertados conforme o Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional (Conap).

 

Jovem bolsista

Ação voltada para capacitação de jovens, entre 15 e 29 anos, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social, visando a inclusão no mercado de trabalho. Entre os benefícios estão lanche, material didático, fardamento e bolsa capacitação no valor mensal de R$ 100, pago durante três meses. A qualificação profissional tem duração de 240 horas.
 

As capacitações são ofertadas em parceria com os municípios e associações de cada localidade.

 

Jovem estagiário

Atua como agente de integração, direcionando os jovens de 16 a 21 anos, estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio, para as instituições que ofertam oportunidades de estágio. O processo é feito por meio de oficinas, voltadas para o mercado de trabalho e encaminhamentos posteriores para empresas públicas e privadas. Os estudantes são remunerados pela empresa e acompanhados programa, nas atividades práticas e escolares.

 


Todos os serviços prestados pelo programa são gratuitos. Caso você receba algum contato solicitando cobrança pelo serviço, denuncie através dos nossos canais de atendimento.
O projeto, bem como sua coordenação, funcionam em unidade externa da SPS, na Av. Imperador, 1367, Farias Brito, Fortaleza – CE.