Prevenção ao uso e abuso de drogas

 

A prevenção é umas das estratégias mais eficientes para evitar problemas relacionados ao uso de drogas. As ações preventivas devem ser pautadas em princípios éticos e pluralidade cultural, orientandas para a promoção da vida, do bem-estar individual e coletivo, reintegração socioeconômica e valorização das relações familiares.
 

Neste sentido, a Coordenadoria busca desenvolver ações com crianças e adolescentes nos municípios cearenses reconhecendo a importância da autonomia, cidadania e direitos humanos à juventude, e ofertar um espaço dialógico reflexivo e respeitoso sobre as diferentes questões que permeiam a prevenção aos problemas relacionados ao uso de drogas, contemplando ainda família e comunidade.
 

Ela visa, também, contribuir com ações que evitem o primeiro uso de drogas, que reduzam o uso, posterguem o início do uso de drogas ou evitem a transição do uso esporádico para o frequente ou abusivo, além de fortalecer os fatores de proteção e reduzir os fatores de risco para uso de drogas atuando em espaços potenciais de abordagem com o público como escolas, comunidades, associações, instituições públicas e privadas, entre outras.

Voltar para

DROGAS