UNIDADES MÓVEIS DE ATENDIMENTO (Mulheres)

 

A unidade móvel é uma ação de interiorização da política de enfrentamento à violência contra a mulher. O projeto é parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, lançado em 2008 a partir de um acordo entre Governo Federal, Estados e municípios. As Unidades Móveis de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, das Florestas e das Águas atendem à solicitação dos municípios ou são encaminhadas a partir de uma agenda de atendimentos construída pelo Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra Mulher.

 

As atividades desenvolvidas pelas unidades reúnem serviços da saúde, assistência e prestação de serviços em geral. As mulheres participantes também recebem orientações sobre políticas públicas para as mulheres e sobre o enfrentamento á violência de gênero. O objetivo é empoderar essas mulheres e assim auxilair na construção de uma sociedade sem violência contra a mulher. Entre 2015 e 2018, mais de seis mil mulheres foram mobilizadas e/ou atendidas pelas Unidades Móveis.

 

A solicitação da Unidade Móvel de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do Campo, da Floresta e das Águas é feita por meio de ofício e deve ser enviada por prefeituras, ongs e entidades que trabalham com a temática de gênero.

 

O ofício deve ser endereçado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos fisicamente (R. Soriano Albuquerque, 230). Informações: 3101.3011.