STDS realiza 43° Feirart em comemoração ao dia do artesão

29 de março de 2012 - 14:10

 

300 artesãos de Fortaleza e do interior cearense mostram seus trabalhos nas mais variadas tipologias

 

 

Em comemoração ao dia do artesão, celebrado no último dia 19 de março, a Primeira Dama do Estado, Maria Célia Habib Moura Ferreira Gomes, e o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, realizaram na ultima sexta-feira, 30, a abertura da 43° Feirart. Nos dois dias de evento, uma média de 300 artesãos de Fortaleza e do interior cearense mostraram seus trabalhos nas mais variadas tipologias(fibras vegetais, madeira , areia colorida, couro, argila, fio e tecido, papel e metal e alimentos e bebidas).

 

Durante o evento, diversos serviços para a comunidade e artesãos foram realizados: oficinas de artesanato gratuitas, emissão da identidade artesanal, curadoria de produtos, inscrição para capacitações e credenciamento de entidades artesanais. A programação incluiu ainda, shows com grupos musicais e barracas de comidas típicas. Em 2011, durante a 42° Feirart, foram movimentados 390 mil reais entre vendas diretas e encomendas. Para 2012 a previsão é um aumento de 10%.

 

PROGRAMA ESTRATÉGICO

De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato e Economia Solidária, Amanaci Diógenes, a Feirart é um evento estratégico do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato Cearense, conduzido pela STDS e priorizado pela Primeira Dama. “O objetivo é fortalecer o setor, promovendo a ampliação das oportunidades de comercialização e capacitação para os artesãos pertencentes a grupos produtivos e entidades artesanais do Estado”, destaca Evandro Leitão.


A STDS/CEART também tem investido na capacitação dos artesãos, tanto nos municípios com a vocação artesanal, como na capital, através do Núcleo de Capacitação Permanente do Artesão, localizado na Praça Luiza Távora. Em parceria com os cursos de Design, Moda e Arquitetura das universidades, o núcleo desenvolve programa de treinamento em novas tipologias,design, acabamento, comercialização e outros temas que contribuem para o aperfeiçoamento e qualificação profissional.


“Dentre as vocações produtivas cearenses, o artesanato tem elevado o potencial de geração de trabalho e renda, além de promover a inserção da mulher e do jovem no setor produtivo e comercial, estimulando práticas do associativismo e fixando o artesão em seu lugar de origem. As matérias-primas utilizadas pelos artesãos são recursos naturais comumente encontradas na própria localidade. Muitas pessoas iniciam na atividade de produção artesanal aproveitando ideias bem concebidas, mas em geral têm o seu conhecimento herdado de seus antepassados ou de técnicas repassadas por instituições de fomento, cujas peças artesanais desenvolvidas, são facilmente absorvidas pelo mercado consumidor local, nacional e internacional”, diz Amanaci.

*Maisinformações:3101.1625/3101.1644

 

Assessoria de Comunicação Social e Marketing

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva

Cel: 9987.0400 / 8878.8510

Fone: 3101.2089 / 2099

E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br

twitter: www.twitter.com/stdsonline