Quem somos

 

O Observatório de Indicadores Sociais (OiSol) foi instituído pelo Decreto Nº 33.612, de 04 de junho de 2020, a fim de implementar um novo modelo de acompanhamento dos indicadores sociais e de violações de Direitos Humanos no Ceará, gerindo e analisando demandas e dados de violações, garantindo uma resposta mais eficiente à população, assim como a construção de políticas públicas concretas e eficazes.
Vinculado à Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, o Observatório atua em parceria com a rede formada por outros órgãos públicos, entidades do terceiro setor e sociedade civil.
Após Acordo de Cooperação Técnica firmado entre SPS e Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, o OiSol tornou-se centro de recebimento de denúncias dos Disque 100 e 180. Com isso, o setor passa a ser responsável por receber, encaminhar e acompanhar os casos de violação dos Direitos Humanos no Estado, devendo responder à Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos sobre as providências adotadas em cada caso.

Com as informações analisados, a SPS divulgará dados analíticos para aprimorar políticas públicas de Direitos Humanos. A integração da rede no sistema de gerenciamento e monitoramento de dados permitirá dados detalhados, com informações sobre localização, tipos de violação, grupo social mais atingido, entre outros.

Fale conosco

Telefone: (85) 3108.0676
WhatsApp: (85) 98878-8508
E-mail: observatorio@sps.ce.gov.br