Projeto Primeiro Passo

4 de outubro de 2010 - 14:43

 

 

 

Descrição
O Projeto social PRIMEIRO PASSO atende a jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, Primeiro passo é a primeira atitude, o primeiro movimento para quem quer realizar algo na vida. Com o projeto, a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Governo do Estado, criou oportunidade para os jovens que não conseguem facilmente ingressar nun estágio em uma empresa privada ou pública. O jovem, por sua vez, aproveite a oportunidade criada pelo Governo e dá o PRIMEIRO PASSO rumo à qualificação profissional. Eles têm a possibilidade de estagiarem em diversos setores e aprenderem atividades que são primordiais para quem quer seguir carreira.

Para participar do Projeto

– Ter renda per capta familiar de até 1/4 do salário mínimo.
– Estar matriculado na rede pública de ensino e ter entre 16 e 24 anos imcompletos.
– Apresentar carteira de identidad, CPF, comprovante de endereço, carteira profissional e declaração de que está estudando.
– Passar por uma seleção com equipe de pedagogos e psicologos, que analisarão o perfil do adolescente, que será engajado em uma das três linhas de ação do projeto: Bolsista, Estagiário
e Jovem Aprendiz.

 

Metas
Para o ano de 2009 atender 6.000 jovens, entre capital e interior do estado, visando a melhoria na qualidade da aprendizagem desse público jovem.

 

Objetivos
Linhas de Ação

Jovem Bolsista

O jovem recebe a bolsa-capacitação, paga pelo Governo do Estado no período de cinco meses e faz curso de qualificação na área de serviços. As aulas acontecerem nas unidades do projeto. Unidades Militares da Capital, Associações de Bairro e diversos municípios cearenses.

– Material didático
– Fardamento
– Lanche
– Vale transporte
– Certificação
– Bolsa aprendizagem
– Seguro de vida

Jovem Aprendiz

O jovem se mantém ocupado durante os 3 turnos: um é para a escola, o outro para aprendizagem nas empresas e o terceiro, para os cursos de capacitação nas áreas de administração, turismo e produção com a duração de 1 ano. Os jovens são encaminhados à empresas privadas, que se responsabilizam pela remuneração. Essa linha de ação abrange a capital e outros municípios.

– Material didático
– Fardamento
– Lanche
– Vale transporte
– Certificação
– Inserção no mercado de trabalho na condição de aprendiz

Jovem Estagiário

Os jovens, depois de passar por uma capacitação que garante conhecimentos gerais básicos, são encaminhadas a empresas públicas e privadas, que se responsabilizam pela remuneração. Durante um ano, os adolescentes conciliam escola e trablaho. O programa Jovem Estagiário abrnage a Capital e outros municípios.

– Fardamento
– Vale transporte
– Certificação
– Seguro de vida
– Bolsa estágio
– Inserção no mercado de trabalho na condição de estagiário

 

Notícias

 

Equipe

Coordenadora: Simone Veras Medeiros

 

Fale Conosco
Rua: José Vilar, 420, Meireles – CEP: 60125-000
Fone: 3101.1647 / 3101.1554 / 3101.1559
e-mail: primeiropasso@stds.ce.gov.br