106 jovens em conflito com a lei participam do Enem e do Encceja

13 de janeiro de 2011 - 03:00

 

Novas portas se abrem para 106 jovens internos dos centros de medidas socioeducativas, mantidos pela Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). Assistidos nos centros Educacionais Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal) e Aldaci Barbosa Mota (CEABM), 28 adolescentes participaram dos Exames Nacionais do Ensino Médio (Enem), enquanto outros 78 se preparam para o Encceja, um título de Certificação de Competência de Jovens e Adultos, que lhes garante certificados de escolaridade dos ensinos fundamental e médio.

 

Do Cecal, 24 jovens em conflito com a lei prestaram Enem nos dias 15 e 16 de dezembro e outros 52 irão prestar Encceja no próximo dia 21 de março. Do CEABM, quatro jovens fizeram a prova do Enem e 26 farão a do Encceja. Os jovens que forem aprovados no Enem terão seus casos encaminhados à 5º Vara da Infância e da Juventude para análise. “O objetivo é garantir que seus direitos sejam assegurados para que possam cursar a universidade normalmente, iniciando vida nova”, explica o coordenador da Célula de Proteção Social Especial, da STDS, Carlos Teles.

 

Durante seis meses, os jovens participaram de aulas específicas de acordo com o modelo interdisciplinar da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O corpo docente criou estratégias para sanar dificuldades e desenvolver as habilidades educacionais e culturais dos jovens. Nesse sentido, os professores usaram o material da Universidade Aberta do Nordeste – Enem 2010, a Coleção Nova Geração, Manual Viver e Aprender e realizaram simulados com base em provas anteriores.

 

Enem e Encceja

 

Proposta de reformulação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem é uma iniciativa do Ministério da Educação, que vem sendo utilizada como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. Os principais objetivos da proposta foram democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, possibilitar a mobilidade acadêmica e induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio. As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo.

 

Já o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma avaliação voluntária e gratuita ofertada às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada para aferir competências, habilidades e saberes adquiridos tanto no processo escolar quanto no extra-escolar.

 

Ações educativas e profissionalizantes

 

Além das ações de escolaridade, com funcionamento sistemático de oficinas pedagógicas e práticas educativas, a STDS promove, nos centros, educação profissional, assegurando aos jovens o retorno ao contexto sociofamiliar, além de oportunidades de profissionalização. “Essas oportunidades são dadas também, a partir de parcerias com empresas privadas, como as fábricas de confecção Marisol, D’Lady, Pena Surfwear e Hope, a Metal Mecânica Maia, nas quais os jovens são capacitados, ganham uma profissão e recuperam a cidadania”, destaca Teles.

 

Nas unidades, todos os adolescentes desenvolvem, ainda, atividades lúdicas, esportivas, culturais e religiosas, além de receberem completa assistência psicológica, orientação e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), de saúde geral e odontológica.