Intermediação para o trabalho.

11 de novembro de 2013 - 11:57

O SINE/CE atua cadastrando os trabalhadores à procura de emprego, captando as vagas junto às empresas, recrutando, selecionando e encaminhando os candidatos aptos ao preenchimento dessas vagas disponibilizadas pelos diversos tipos de organizações que demandam seu serviço de intermediação, nos setores industrial, comercial e de serviços.

Servindo tanto ao trabalhador como ao empresário, o SINE/CE dispõe de Unidades de Atendimento estrategicamente localizadas para dar cobertura a todo o estado do Ceará, coordenadas por 8 Núcleos Regionais sediados nas cidades de Fortaleza, Limoeiro do Norte, Sobral, Crateús, Horizonte, Camocim, Quixeramobim e Juazeiro do Norte.

Atendimento Integrado ao Trabalhador

O objetivo central do sistema público de emprego é o atendimento integrado e integral ao trabalhador, ou seja, disponibilizar o cadastro e realizar o encaminhamento e a colocação para os trabalhadores habilitados nas vagas; o seguro-desemprego para os desempregados que não conseguirem se reinserir logo no mercado; a qualificação ou a reconversão profissional para os que não estão preparados para assumir ou reassumir uma atividade profissional; a promoção de trabalho e renda para os que pretendem aderir a uma iniciativa empreendedora; e a informação e orientação para todos que precisam se situar e aprender a navegar nesse mercado.

Centro do Trabalhador Autônomo

A intermediação dos trabalhadores autônomos prestadores de serviços domiciliares é realizada pelo SINE/CE através do Centro do Trabalhador Autônomo – CTA, situado em Fortaleza, na rua Floriano Peixoto, 1375 – Centro, cuja Unidade cadastra, qualifica e encaminha esses profissionais para o trabalho.

Há uma expressiva demanda pelos serviços autônomos proveniente dos domicílios de classe média e alta localizados nos bairros de Fortaleza. Principalmente, serviços de faxina, lavagem de roupas, cozinha, congelamento de alimentos, baby sitter, bombeiro, eletricista, marceneiro, carpinteiro, pedreiro, pintor, vigia, etc. Os usuários desses serviços normalmente ligam para a Central de Atendimento do CTA, através do 0800.85.1524, e solicitam o tipo de profissional que está necessitando para prestar serviços em suas residências ou eventualmente em suas empresas.

As vantagens que existem para o usuário solicitar o serviço do CTA é que todos os profissionais cadastrados são qualificados na sua profissão, passam por avaliação e orientação psicológica, têm referência de trabalhados anteriores, são freqüentemente reciclados e orientados sobre marketing pessoal, excelência no atendimento, habilidade interpessoal, mercado de serviços, etc. São ações que visam melhorar e ampliar sua relação com a clientela, com vistas a conquistar novos clientes e a manter os já existentes.