STDS forma 505 novos profissionais na capital e no interior

13 de dezembro de 2013 - 20:06

Por meio do Primeiro Passo, foram capacitados 300 jovens em Fortaleza e outros 80 em Itapipoca. Já o Criando Oportunidades capacitou 125 pessoas nos municípios de Itapipoca e Trairi.

Data: 16 de dezembro (segunda-feira)

Local: Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) – Rua Alberto Craveiro, 2.222, Castelão

Horário: 10h30

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue com sua política de capacitação e forma, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Qualificação Profissional (Idesq), mais 300 novos profissionais aptos para ingressar no mercado de trabalho formal. O encerramento da turma acontecerá nesta segunda-feira, 16 de dezembro, às 10h30, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU).

Formados pelo Projeto Primeiro Passo no curso de Assistente Administrativo, os estudantes foram capacitados durante 16 meses e cumpriram carga horária de 1.280 h/a, sendo 400 h/a teóricas e 880 h/a práticas. As comunidades de Messejana, Genibaú, Canindezinho, Tancredo Neves, Goiabeiras, Conjunto Ceará, Jardim União e Parque Santa Maria, em Fortaleza, foram beneficiadas com as capacitações. O Projeto contou com a parceria de 255 empresas atuantes nos mais diversos ramos. Ao final do período de aprendizagem, foram efetivados 16 jovens nas empresas.

O Primeiro Passo também forma 80 jovens no município de Itapipoca neste sábado, 14, às 9h, no Auditório da Câmara Municipal da cidade. Capacitados na linha de ação Bolsista, os alunos participaram dos cursos de Montagem de Móveis, Gastronomia, Mecânica de Motos e Agente Operacional de Turismo.

Capacitação cidadã

Ainda em Itapipoca, também no Auditório da Câmara Municipal, o Projeto Criando Oportunidades forma 100 pessoas nos cursos de Cabeleireiro, Camareiro de Hotel, Manicure e Pedicure e Corte e Costura. Na ocasião, 34 kits instrumentais de trabalho serão entregues aos formandos que obtiveram mais de 75% de frequência nas aulas. Já no município de Trairi, a STDS forma 25 jovens e entrega oito kits de trabalho. A solenidade acontecerá no Salão Paroquial de Mundaú, às 11h.

O Criando Oportunidades tem como público prioritário mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, beneficiárias ou não do Projeto Bolsa Família; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham em condição autônoma e por conta própria. Além disso, atende jovens de 16 a 24 anos à procura do primeiro emprego; segmentos especiais: pessoas com deficiência, quilombolas, afro-descendentes, indígenas, apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas e LGBTT.

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS

Jornalista responsável: Carlos Eugênio Saraiva