STDS celebra Dia Mundial da Alimentação

17 de outubro de 2018 - 14:03 # # #

Uma manhã com feirinha agroecológica e troca de experiências, foi assim que a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com a ONG Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra) celebrou nesta quarta-feira (17), o Dia Mundial da Alimentação. A fome é um assunto urgente, por isso, nós precisamos debater e criar políticas que assegurem a segurança alimentar e nutricional para todos. Estamos falando de direitos básicos, e esta ação, hoje, é para lembrar que nós podemos com atitudes simples, fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, ressaltou a presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Malvinier Macêdo, durante o debate que ocorreu nesta manhã , no auditório da Pasta, cujo tema “As Nossas Ações são Nosso Futuro – É Possível um Mundo Fome Zero até 2030”, faz parte da Campanha Mundial promovida pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A produtora rural do município de Quixadá, Antônia Marta, expôs seus produtos em estande no pátio interno da STDS, e destacou a importância da agricultura familiar para os pequenos produtores. “Nós produzimos para o nosso consumo e o excedente se transforma em nosso sustento. Trabalhamos com hortaliças, frutas, bolos e doces há 11 anos e, nunca paramos de aprender coisas novas sobre a terra, o plantio e a importância da consciência alimentar e ambiental”, explicou a produtora.

Durante toda a manhã o público conferiu no pátio da STDS, estandes com informações e serviços como avaliação nutricional (Peso, Altura, Circunferência Abdominal), orientação e educação nutricional, além da comercialização de frutas, legumes e hortaliças orgânicas. Estiveram presentes no debate , o secretário adjunto, Herman Normando; a Supervisora do Núcleo de Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan),e os debatedores Elza Braga, Professora da Universidade Federal do Ceará e Cleudo Pinheiro, membro do Consea.