STDS capacita 120 gestores sociais

23 de outubro de 2018 - 16:27

Serão contemplados no curso assistentes sociais, psicólogos e educadores de 84 municípios cearenses

Data: 26 de outubro (sexta-feira)

Local: Faculdade Unirb Rua. Luis Torres, 354, Maraponga

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), em parceria com a Universal Educação e Projetos (Unirb), oferta curso de Especialização em Gestão Social para 120 profissionais da assistência social de 84 municípios cearenses. A aula inaugural ocorrerá nesta sexta-feira, 26 de outubro, a partir das 8h até às 17h, na Faculdade Unirb.

“Nós estamos investindo na formação dos profissionais que atuam diretamente com a política de assistência social em nosso estado. O propósito desta capacitação é desenvolver habilidades de planejamento, avaliação e monitoramento, para que, assim, possamos desenvolver uma rede de assistência social cada vez mais abrangente e eficaz”, ressalta o titular da STDS, Francisco Ibiapina.

O investimento total do curso é de R$ 1.432.759,68 financiados com recursos do Banco Interamericano (BID), para três turmas, cada uma com 40 alunos. Além dos 84 municípios contemplados através do Plano Participativo Municipal do Proares III, compõem o público-alvo da capacitação: técnicos da STDS e do Sistema Nacional de Emprego (Sine-IDT); além dos colaboradores e servidores das secretarias de Cultura, Educação, Esporte, Planejamento e Gestão.

Municípios participantes

Dentre os municípios beneficiados estão: Acaraú, Acopiara, Aiuaba, Amontada, Aquiraz, Aracati, Araripe, Barbalha, Barroquinha, Beberibe, Boa Viagem, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Caridade, Cascavel, Catunda, Caucaia, Chaval, Choró, Crateús, Crato, Croatá, Coreaú, Eusébio, General Sampaio, Graça, Granja, Guaraciaba, Horizonte, Ibaretama, Ibicuitinga, Icapuí, Icó, Iguatu, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Itatira, Jardim, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Limoeiro do Norte, Madalena, Maracanaú, Maranguape, Martinópole, Mauriti, Miraíma, Mombaça, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Paracuru, Parambu, Paramoti, Pentecoste, Poranga, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Salitre, Santa Quitéria, Santana do Carri, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tamboril, Tauá, Tianguá, Trairi, Umirim, Uruoca e Viçosa do Ceará.

Carga Horária

A carga horária da primeira turma do Curso de Especialização em Gestão Social, será de 380 horas, com duração aproximada de 12 meses. As atividades do curso somarão carga horária mensal de 32 horas a serem realizadas em dois finais de semana de cada mês. As aulas da segunda turma devem iniciar no primeiro trimestre de 2019, e o processo seletivo para terceira turma ainda não tem data definida.

Estrutura do Curso

Disciplinas

Hora/aula

1. Políticas Públicas: Assistência, Proares, Educação, Esporte, Saúde e Cultura.

2. Desenvolvimento Econômico, Pobreza e Desigualdade Social.

3. Métodos e Técnicas da Pesquisa Científica I

4. Gestão Orçamentária e Financeira

5. Formulação e Gestão de Projetos Sociais

6. Monitoramento e Avaliação de Projetos Sociais