STDS realiza espetáculo para celebrar 27 anos dos Circos-Escolas.

25 de outubro de 2018 - 15:11

As unidades, situadas nos bairros Palmeiras e Bom Jardim, atendem um público de 500 pessoas, dentre jovens e crianças.

O Circo-escola vem mudando a realidade das nossas crianças e adolescentes. Nesses 27 anos nos bairros Bom Jardim e Conjunto Palmeiras, formamos cidadãos autônomos, preparados para construir a própria história. Trabalhamos com instrutores que cresceram entre as lonas do circo, e hoje, estão aqui como educadores e são acima de tudo, inspiração para os nossos pequenos”, ressaltou a coordenadora do equipamento, durante o espetáculo “Luminus”, que ocorreu na última sexta-feira(26), no Circo do Bom Jardim.

Para Yuri Mateus, o circo mudou sua história “A primeira vez que entrei no circo-escola eu tinha sete anos de idade, desde então nunca mais sai. Minha vida é aqui, me tornei educador nesse espaço, e sei o quanto meus alunos se espelham em mim. Aprendi aqui que uma das coisas mais importantes da vida são as referências que temos quando pequenos, por isso, farei o máximo para ser o melhor para cada um deles”, explicou emocionado, o instrutor do Circo-escola Bom Jardim.

Espetáculo

O espetáculo conta a história de Derick, um menino que sofre por sentir-se excluído da vida em sociedade. Porém, mesmo descrente de si mesmo, ele não perde a alegria de viver. Os números circenses acontecem em meio aos devaneios do garoto, e a descoberta de que somos mais fortes quando estamos juntos, na vida em comunidade. A atração leva a mensagem de inclusão e respeito às diferenças.

Circos-Escolas

Os Circos-Escolas desenvolvem ações voltadas à arte, cultura e formação cidadã dentro das comunidades do Bom Jardim e do Conjunto Palmeiras, onde atendem, atualmente, 500 crianças e adolescentes, na faixa etária de 06 a 17 anos, realizando um trabalho integrado junto a 150 famílias dos dois bairros. A equipe de instrutores é formada, em sua maior parte, por ex-alunos, jovens que tiveram acesso à formação no Circo-Escola e hoje trabalham no espaço e repetem o ciclo de formação ao trazer os filhos para também ter acesso ao aprendizado lúdico do Circo.

Junto aos Circos-Escolas, funcionam os ABC’s, que atendem ao público infanto-juvenil com atividades educativas, culturais, artísticas, esportivas e de iniciação profissional. Dentre as quais: Futebol, Dança, Capoeira, Teatro, bem como oficinas de fortalecimento de vínculos. Atualmente, a STDS mantém cinco ABC’s, localizados nos bairros: Palmeiras, Bom Jardim, Cajueiro Torto, Mondubim e Serrinha. Cada ABC atende um público de 250 crianças e adolescentes.