Projeto de Educação Alimentar beneficiará 500 mulheres do Bolsa Família

30 de outubro de 2018 - 16:00

Participaram do encontro prefeitos, coordenadores e secretários estaduais do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família (PBF) de vinte municípios cearenses

Precisamos reforçar entre nós o sentimento de acolhimento. Ninguém solta a mão de ninguém, estaremos mais unidos do que nunca em defesa das políticas sociais e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Que este momento nos proporcione a troca de ideias e fortaleça nosso pacto de vida, que é um Ceará mais igual para todos”, reforçou a secretária-executiva da STDS, Luciene Rolim, durante a abertura do encontro para apresentação do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional que beneficiará 500 mulheres chefes de família residentes no Estado do Ceará.

O evento promovido pela STDS, ocorreu na manhã desta terça-feira (31), e  reuniu prefeitos, secretários e coordenadores estaduais do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família (PBF) de 20 municípios cearenses. A ação visa preparar os gestores para que possam conversar com as famílias dos municípios onde serão realizadas as oficinas de conscientização, cujo os temas abordados são: Direitos Humanos à Alimentação Adequada; Práticas Alimentares; Estilos Saudáveis; Orçamento Doméstico direcionado à Segurança Alimentar e Nutricional (como utilizar o recurso do Bolsa família) e Hábitos saudáveis de Consumo. Serão beneficiados indiretamente 2.500 pessoas pertencentes ao núcleo familiar das chefes de família.

Municípios Contemplados

O Projeto tem previsão de início para dezembro deste ano. Foram contemplados na ação os municípios de Acaraú, Acopiara, Baturité, Camocim, Canindé, Crateús, Itapipoca, Independência, Jardim, Jucás, Massapê, Parambu, Pentecoste, Redenção, Quixeramobim, Quixadá, Santa Quitéria, São Benedito, Senador Pompeu e Tauá.

Até a data atual, o Projeto beneficiou 98 municípios cearenses, iniciando em 2014, quando contemplou 36 municípios, seguindo em 2015, beneficiando outras 48 cidades, e mais 14 em 2016. Em agosto deste ano foram repassados R$ 199.163.274,00 para atender 1.058.515 famílias, através do Programa Bolsa Família no Estado do Ceará.